Publicidade

BorgWarner quer ampliar participação em mobilidade elétrica no Brasil

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/BorgWarner
Divulgação/BorgWarner

A BorgWarner tem planos importantes para o Brasil voltados para a mobilidade elétrica. Conhecida por seus componentes para carros e veículos pesados, como os turbos, válvulas e exaustores, a multinacional alemã agora também quer ficar famosa por baterias e motores elétricos.

"Até 2030, esperamos que mais de 45% do faturamento da BorgWarner em nível global tenha origem em mobilidade elétrica. Ainda precisamos nacionalizar a produção e a utilização de nossas soluções em eletrificação para cá, mas é nossa ideia ser referência neste mercado no Brasil", comentou Marcelo Rezende, diretor geral de sistemas de baterias da BorgWarner para o Brasil, em coletiva que contou com a participação do Canaltech.

Com fábrica de baterias localizada em Piracicaba/SP, a ideia agora é oferecer motores e carregadores elétricos para veículos pesados muito em breve aqui no Brasil. "Nosso foco maior ainda é em veículos pesados, mas nada impede de investirmos, também, em carros e veículos mais leves de passeio", explicou Rezende ao Canaltech.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo Rezende, a empresa ainda estuda a melhor forma de investir mais na América do Sul. A planta de Piracicaba foi um grande passo, mas outros países estão na mira para a expansão da empresa na região. Vale lembrar que, além de construir fábricas, a multinacional também segue em busca de mais aquisições no mercado, como aconteceu em fevereiro de 2023, com a compra da Akasol, especialista justamente na produção de baterias.

Um dos produtos que podem chegar em breve ao Brasil para o mercado de veículos pesados é o IDM, um módulo pronto que já engloba motor, transmissão e inversor. A diferença é que esse modelo será totalmente elétrico e deve atender caminhões e ônibus.

Mais parcerias a caminho

Recentemente, a BorgWarner deu mais um grande passo em nível global para ampliar sua participação no mercado da mobilidade elétrica. Foi anunciada uma parceria com a onsemi, empresa especializada em monitoramento e energia inteligente, para uma colaboração estratégica para carboneto de silício (SiC), tornando o contrato total no valor de mais de US$ 1 bilhão em valor vitalício.

Segundo a BorgWarner, a ideia é integrar os dispositivos de alimentação onsemi EliteSiC 1200 V e 750 V em seus módulos de alimentação VIPER. Os dispositivos EliteSiC se juntam a um amplo portfólio de produtos onsemi que fazem parte do relacionamento estratégico de longa data entre as duas empresas.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*