Publicidade

Bertone GB110 | Conheça o hipercarro italiano movido a lixo

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Janeiro de 2023 às 09h00

Link copiado!

Divulgação/ Bertone
Divulgação/ Bertone

A Bertone, famosa marca italiana de carros de luxo, chega aos 110 anos de existência em grande estilo. Para comemorar a data, a fabricante resolveu se presentear com um hipercarro dos mais tecnológicos de sua história, o Bertone GB110, que entre suas peculiaridades e inovações, pode ser abastecido com restos de lixo e plástico.

Isso foi possível graças a uma parceria da Bertone com a empresa Select Fuel, responsável por converter plástico e outros dejetos em combustível, em um processo parecido com o que é feito o SAF, o combustível renovável de aviação. E, assim como nos aviões, a performance do carro não foi afetada — pelo contrário.

Continua após a publicidade

Segundo números oficiais da Bertone, o GB110 tem um motor de 1.110cv e 112 kgf/m de torque, suficientes para levá-lo de 0 a 100 km/h em apenas 2,79s. A velocidade máxima, por sua vez, é de 380km/h, limitada eletronicamente e que é atingida, também, graças à tração integral e ao câmbio automático de sete marchas.

Resultado de uma nova era

Após anos com trocas de comando e problemas em sua diretoria, a Bertone agora está sob nova direção, com a chegada de Mauro e Jean-Frank Ricci. O projeto do GB110, aliás, foi pedido pessoal da dupla, que acompanhou de perto o processo de desenvolvimento do carro e fez questão que o toque de sustentabilidade fosse dado — além do luxo característico da marca.

Continua após a publicidade
"O GB110 é um carro imensamente poderoso. O que procuramos é uma forte aceleração e baixo peso para o máximo de prazer. Mas, ao mesmo tempo, foi projetado para uso diário e construído com a ergonomia e o conforto em mente. Estamos construindo este carro para clientes que apreciam a história e o legado da Bertone. E para os entusiastas que amam carros esportivos com desempenho excepcional. Não se trata apenas de potência bruta e desempenho. Trata-se de celebrar a longa tradição italiana de carros elegantes atemporais", disse Jean-Frank Ricci, CEO da Bertone.

Sem preço revelado, a produção do Bertone GB110 será limitada a 33 unidades.