Publicidade

B-2 Spirit: vídeo raro mostra cabine do "avião invisível" dos EUA

Por  | 

Compartilhe:
Northrop Grumman/Divulgação
Northrop Grumman/Divulgação

O B-2 Spirit, bombardeiro da Força Aérea dos Estados Unidos, entrou em serviço pela primeira vez em 1997, mas, nessas quase três décadas, poucas imagens haviam sido divulgadas do interior da cabine do caça de combate. Nesta quinta (26), porém, um vídeo gravado há 6 anos voltou a bombar nas redes sociais.

O produtor Jeff Bolton, em parceria com o Defense News, jornal especializado em assuntos militares, divulgou as imagens que mostram, em poucos segundos, detalhes dos painéis de instrumentos do poderoso bombardeiro.

O B-2 Spirit foi utilizado no último sábado (21) em uma ofensiva dos Estados Unidos para atacar as instalações nucleares do Irã, e mostrou porque é um dos caças mais tecnológicos e mais caros do mundo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Avaliado em cerca de US$ 2 bilhões (R$ 11 bilhões), o B-2 Spirit é um caça furtivo, ou seja, tem a capacidade de ficar “invisível” aos radares inimigos, graças à sua aerodinâmica e, claro, às tecnologias embarcadas na aeronave.

Como é o B-2 Spirit?

O B-2 é capaz de alcançar 1.010 km/h, o que não é tão impressionante quando comparado a outras aeronaves militares. No entanto, o modelo tem alcance para voar até 11.000 km, já que consegue levar cerca de 75.000 kg de combustível em seu tanque.

Mesmo sendo um avião militar com mais de 30 anos de idade, o Northrop B-2 Spirit segue sendo um dos modelos mais eficientes e avançados tecnologicamente.

Foram produzidas 21 unidades da aeronave entre os anos 1987 e 2000. Desse total, 19 seguem ativas. Os outros dois se perderam em acidentes aéreos. Segundo a Força Aérea Americana, seis unidades do B-2 Spirit foram utilizadas durante o ataque mais recente ao Irã.

Leia também:

Continua após a publicidade

Vídeo: O avião modular e sem janelas

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*