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Azul tem novo avião da Embraer que não deverá voar nas rotas da companhia

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Reprodução/Aeroin
Reprodução/Aeroin

A Azul recebeu nos últimos dias de dezembro mais uma unidade de um avião novo da Embraer. O modelo é um E195 E2, aeronave que já é utilizada pela companhia aérea brasileira, foi recebida no dia 27 de dezembro e está descaracterizada, com pintura toda em branco.

Registrado como PS-KSA, o avião foi recebido diretamente da fábrica da Embraer. Entretanto, não está nos planos da companhia aérea utilizar o novo avião em seus voos. Segundo informações do site Aeroin, fontes próximas à Azul garantiram que o avião será utilizado como um grande doador de peças.

Isso seria necessário pois há uma grande falta de peças no mercado global de aviação. Os problemas começaram por conta da pandemia de Covid-19, mas até hoje a falta de peças não foi totalmente solucionada pelas fabricantes. No caso da Azul, há pelo menos quatro aviões aterrados e sem poder voar, por falta de peças.

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Os Embraer E195 E2 de prefixos PS-AEK, PS-AEN, PS-AEO e PS-AEP não podem voar por não terem as peças de reposição necessárias. Sendo assim, a Azul deve aproveitar o novo avião da Embraer para cumprir essa missão de doar as peças faltantes.

Como é o novo avião da Embraer

O E195 E2 é a segunda geração da maior família de jatos comerciais fabricados pela Embraer. Com até 146 assentos de capacidade, o avião só é utilizado no Brasil pela Azul, dentre as grandes companhias aéreas. Uma curiosidade é o barulho semelhante ao de uma baleia que essa aeronave emite ao decolar.

A velocidade máxima do avião é de 876 km/h, fruto da aerodinâmica revisada e dos motores Pratt Whitney PW 1900G utilizados na aeronave. A autonomia máxima de voo é de 4.917 km. Mesmo sendo utilizado no Brasil pela Azul, há diversas companhias aéreas que utilizam o modelo no mundo. A KLM, LOT da Polônia e Helvetic Airways são algumas das empresas clientes do modelo.

Avião do acidente do Cazaquistão

Além deste novo Embraer E195 E2, a Azul pode incorporar um outro modelo da fabricante brasileira. Ainda segundo o Aeroin, a companhia aérea pode passar a utilizar o E190 E2 no país, que é a mesma aeronave que se envolveu em um acidente no Cazaquistão recentemente.

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Embora faça parte da mesma família do E195, o E190 é menor, tendo cinco metros a menos no comprimento. Porém, as aeronaves que podem ser utilizadas pela Azul não serão novas. Elas foram fabricadas em 2019 e voaram pela Air Astana, justamente do Cazaquistão. Atualmente, os aviões estão estocados em Bratislava, na Eslováquia.

Há duas matrículas reservadas para serem utilizadas pela Azul no Brasil para esses aviões. Entretanto, ainda não está garantido que os modelos serão utilizados pela companhia aérea no Brasil. Caso sejam utilizados, eles devem ter cerca de 100 assentos e podem ser usados em rotas regionais. O E190 E2 é o mesmo modelo utilizado pela Placar Linhas Aéreas no Brasil, que a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, utiliza em algumas viagens do clube de futebol.

Fonte: Aeroin