Publicidade

"Família" de avião que caiu em SP tem histórico de acidentes recentes

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Corpo de Bombeiros SP
Divulgação/Corpo de Bombeiros SP

O avião que caiu em São Paulo na manhã desta sexta-feira (7), na região da Barra Funda, e deixou ao menos duas pessoas mortas, além de feridos que passavam em solo pelo local, faz parte de uma linha que protagonizou outras tragédias recentes.

Fabricada pela Beechcraft, empresa com sede nos Estados Unidos, a “família” Beechcraft King Air ficou quase seis décadas na linha de produção da empresa — entre 1964 e 2021 —, ano no qual ficou famosa por uma tragédia que comoveu o Brasil.

No dia 5 de novembro daquele ano, um avião bimotor, similar ao do acidente na Avenida Marquês de São Vicente desta sexta, caiu na região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, e provocou a morte da cantora sertaneja Marília Mendonça e de mais quatro pessoas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Na ocasião, a aeronave Beech Aircraft, operada pela PEC Táxi Aéreo, bateu em um cabo de uma torre de distribuição de energia e acabou caindo. As investigações acusaram erro humano e descartaram falhas mecânicas no avião da cantora.

Empresário morreu em queda do King Air C90 GTi

Outro acidente com o avião da “família” Beechcraft King Air aconteceu mais recentemente, em agosto de 2024, no Mato Grosso, região Centro-Oeste do Brasil. A aeronave modelo C90 GTi, prefixo PS-AAS, caiu na zona rural de Apiacás.

A explosão matou o empresário Arni Alberto Spiering, de 70 anos, e seus dois netos, além do piloto, Helder de Souza, e do gerente-comercial que trabalhava com Amir, Ademar de Oliveira de Júnior

Os bimotores da Beechcraft King Air, segundo a fabricante, têm capacidade para operar nos mais diversos tipos de aeródromos, tanto pavimentados quanto com solo de terra, cascalho, grama ou gelo visual.

A faixa de preço desse tipo de aeronave gira entre R$ 10 milhões e R$ 35 milhões. As causas do mais recente incidente com o King Air ainda estão sendo investigadas, e uma falha técnica não está descartada.

Continua após a publicidade

Leia também:

Vídeo: conheça os maiores aviões de passageiros do mundo