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Avião da Boeing pode ser mais econômico que carro popular e trens

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Juke Schweizer/CC 4.0
Juke Schweizer/CC 4.0

Pode parecer improvável, mas o Boeing 747-8, uma das maiores aeronaves comerciais do mundo e a maior da frota da Boeing, pode ser mais eficiente no consumo de combustível por passageiro do que um carro popular rodando na estrada. Aliás, quando o assunto é a economia, o gigante quadrimotor se sai melhor até que um trem. 

Quando está em voo de cruzeiro, o 747-8 consome cerca de 11,7 litros de combustível por quilômetro — em outras palavras, a aeronave percorre 0,06 km com um litro de querosene. Ao dividir esse consumo entre os 410 passageiros a bordo, a eficiência do avião salta para impressionantes 24,7 km/l por passageiro a bordo.

Agora, consideremos o gasto dos veículos. Em média, um carro popular com motor 1.6 consome 45 litros de combustível para se deslocar por 500 km, o equivalente a 22,5 litros por pessoa em uma viagem entre São Paulo e Rio de Janeiro. Se imaginarmos uma distância de 10 mil quilômetros, o valor fica quase 18 vezes maior que aquele do Boeing 747-8. 

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O desempenho do 747-8 rivaliza até com o transporte ferroviário. Uma locomotiva GE P42DC, usada em trens para passageiros nos Estados Unidos, consome cerca de 5,87 litros por quilômetro. Como a locomotiva pode contar com até 400 passageiros a bordo, podemos dizer que essa eficiência equivale a 68 km/l por pessoa, valor que também é superior àquele do avião

Esta breve análise mostra o resultados dos mais de 50 anos de evolução da linha 747, que conseguiu avanços significativos no consumo de combustível. Mesmo assim, o Boeing 747-8 continua enfrentando desafios no cenário atual, marcado pela pressão crescente das aeronaves bimotores. No momento, há apenas três operadores ativos do 747-8 na versão de passageiros, que devem fazer poucomais de 10 mil voos neste ano; em 2024, foram registrados 12 mil voos.   

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Fonte: Aeromagazine