Publicidade

Audi anuncia entrada na Fórmula 1

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Agosto de 2022 às 09h39

Link copiado!

Divulgação/Audi
Divulgação/Audi

A manhã de sexta-feira (26), véspera dos treinos oficiais para o Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, foi marcada por uma notícia bombástica: a entrada da Audi na principal categoria do automobilismo mundial a partir de 2026.

O presidente do Conselho de Administração da AUDI AG, Markus Duesmann, e o membro do Conselho de Administração para Desenvolvimento Técnico, Oliver Hoffmann, participaram de uma entrevista ao lado do presidente e CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, e do presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA), Mohammed ben Sulayem, e divulgaram a novidade.

"O automobilismo é parte integrante do DNA da Audi, e a Fórmula 1 é um palco global para nossa marca e um laboratório de desenvolvimento altamente desafiador", celebrou Duesmann. "A combinação de alto desempenho e competição é sempre um motor de inovação e transferência de tecnologia em nossa indústria. Com as novas regras, agora é o momento certo para nos envolvermos. Afinal, a Fórmula 1 e a Audi buscam objetivos claros de sustentabilidade", completou.

Continua após a publicidade

O objetivo de sustentabilidade citado por Duesmann é referência às regras técnicas que entrarão em vigor na temporada 2026, que preveem motorizações com foco maior em eletrificação e combustível sustentável.

Oliver Hoffmann reforçou o discurso e previu uma "alta sinergia" entre o que a Fórmula 1 está buscando e o que a Audi está disposta a desenvolver para entrar no cobiçado circuito.

“Em vista dos grandes saltos tecnológicos que a série está dando em direção à sustentabilidade em 2026, podemos falar de uma nova Fórmula 1. A Fórmula 1 está se transformando e a Audi quer ativamente apoiar esta jornada. Uma estreita ligação entre o nosso projeto de Fórmula 1 e o departamento de Desenvolvimento Técnico da AUDI AG permitirá sinergias.”

Continua após a publicidade

Motor será desenvolvido na Alemanha

A entrada da Audi na Fórmula 1 será marcada por algo até então inédito nos últimos tempos: pela primeira vez na década, um motor para carros da categoria será desenvolvido na Alemanha. Os da Mercedes, que assim como a Audi tem origem germânica, são fabricados e desenvolvidos na Inglaterra.

A responsável pelo desenvolvimento dos motores que estarão nas pistas em 2026 será a Audi Sport, com sede em Neuburg, cidade não muito distante da sede da AUDI AG, em Ingolstadt.

Continua após a publicidade

Equipe própria ou parceria?

A Audi, pelo menos a princípio, não tem nenhuma conversa sobre colocar uma equipe própria no grid da Fórmula 1. A pergunta que fica, então, é sobre qual equipe será a escolhida para estrear os motores da montadora alemã em 2026. Por enquanto, os comentários mais fortes são de que a escolhida será a Sauber. As empresas estariam acertando o modelo de parceria, que começaria com a empresa alemã comprando 25% dos blocos da equipe ainda em 2022, chegando a 75% em 2025.

A McLaren também chegou a ser cogitada como futura parceira da Audi, mas não se animou com a exigência de ter que ceder o controle acionário para a Volkswagen (dona da Audi) e, por isso, teria recuado nas conversações.