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Audi A3 chega ao Brasil "capado" devido à crise de semicondutores

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Novembro de 2021 às 08h00

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Divulgação/Audi
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A crise global de semicondutores que tanto prejuízo tem dado às montadoras de veículos, realmente não poupa ninguém. Depois de a BMW ter sido obrigada a entregar vários modelos aos consumidores brasileiros “desfalcados” de configurações que costumavam ser de série, agora chegou a vez da Audi. E os amantes do tradicional A3 é que irão sofrer.

A linha foi apresentada pela Audi do Brasil sem os assistentes de condução na lista de acessórios. Segundo a marca, toda a linha sempre ofereceu tanto esse item quanto o pacote completo de segurança (ainda presente no A3), mas a crise global dos semicondutores fez com que os carros chegassem ao país sem esses equipamentos.

Em contato com o pessoal do Motor1, a empresa afirmou que os assistentes de condução serão disponibilizados novamente no futuro, mas não especificou em quanto tempo o problema será corrigido, já que isso depende da normalização do fornecimento de peças na matriz, que fica na Alemanha.

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Além dos assistentes de condução, é possível que algumas unidades que já desembarcaram no Brasil também apresentem outros itens em falta. A lista do A3 1.4 mostra que o carro, seja ele na versão Sportback ou Sedã, oferece o Audi Phone Box, carregador por indução de smartphones, ou o sistema de som Audi Sound System com 10 alto-falantes, mas nunca os dois combinados.

A3 evolui, mesmo desfalcado

Apesar de começar a ser entregue com menos equipamentos de série do que de costume, o novo Audi A3 chegará ao Brasil evoluído em relação à geração anterior. As versões, importadas de Ingolstadt, na Alemanha, foram construídas em cima da plataforma MQB Evo, mais atualizada que a MQB, utilizada por todos os carros de motor transversal da Volkswagen.

Por falar em motor, as opções 1.4 turbo e 2.0 turbo mantiveram as configurações. O primeiro oferece 150 cv e 25,5 kgfm de torque, e o segundo promete entregar 190 cv e 35,5 kgfm de torque. No caso do 1.4, o câmbio é o Tiptronic de 8 marchas, enquanto o 2.0 vem com o S-Tronic de dupla embreagem e 7 marchas.

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Em termos de design, dá para notar que o estilo ficou mais agressivo, com faróis full-LED Matrix, vincos mais acentuados e estilo similar ao da linha RS. Por dentro, a empresa alemã compensou a crise dos chips mantendo o acabamento de primeira linha, suave ao toque e com estilo próprio.

Quem quiser comprar o Audi A3, os preços são os seguintes: R$ 229.990 para a versão 1.4 S Line Limited e R$ 264.990 para a linha 2.0 Performance Black. Os valores independem da variante escolhida pelo cliente e valem tanto para o hatch quanto para o A3 sedã.

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Fonte: Motor1, Autopapo