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Aluguel de carros cresce no Japão, mas os clientes não estão dirigindo

Por| 09 de Julho de 2019 às 16h52

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Aluguel de carros cresce no Japão, mas os clientes não estão dirigindo
Aluguel de carros cresce no Japão, mas os clientes não estão dirigindo

230 mil japoneses estão alugando carros que jamais são, efetivamente, dirigidos do ponto A ao B. Essa é uma constatação da Orix Auto Corp. uma das grandes empresas do país no ramo da locação de veículos, que deu origem a uma nova observação comportamental da sociedade nipônica: as máquinas se tornaram pontos de descanso, troca de roupas e até o lugar para a realização de tratamentos estéticos pelos cidadãos.

A mesma tendência foi sentida por outras locadoras de carros do país, como a NTT Docomo, Car2go e Maven, que realizaram pesquisas junto às suas bases de clientes sobre a utilização dos veículos, ao notarem que muitos deles eram devolvidos com quase a mesma quilometragem da coleta. A ideia é que, basicamente, eles são dirigidos até algum ponto de estacionamento e, depois, são utilizados para outras atividades. E essa é a realidade de cerca de 15% de seus clientes.

Entre as principais estão a famosa soneca após o almoço ou em meio a compromissos de trabalho ou o consumo de entretenimento por streaming. Os cibercafés, teoricamente, eram os lugares preferidos dos japoneses para isso (dormir, inclusive), mas o aluguel de um carro tem caído de preço no país e representam uma alternativa mais confortável e menos barulhenta, o que propicia também a tomada de aulas de conversação em inglês, canto e até rap. A ideia é fazer isso sozinho e em um local silencioso, de forma a não incomodar outras pessoas que morem na mesma casa, após o horário de expediente.

Outras situações corriqueiras encontradas pela Orix em sua pesquisa envolvem o almoço ou o jantar, com o carro servindo como um local reservado para fazer isso, o retoque de maquiagem, troca de roupas (alguns clientes citaram, inclusive, a intenção de locar um carro no Halloween para trocar o uniforme de trabalho pela fantasia) ou a realização de tratamentos estéticos. O espelho retrovisor, inclusive, seria muito útil para isso.

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A baixa nos preços do aluguel de veículos e a mudança nos modelos de negócios das empresas do setor explicam esse movimento. Ao contrário do que acontece no Brasil, os japoneses podem locar carros por períodos curtos e apenas com a intenção de realizar uma única viagem, com os valores variando em torno dos ¥ 400, aproximadamente R$ 14, por 30 minutos de utilização.

A expectativa é que o atual total de 15% aumente ainda mais na medida em que os preços se mantém nessa média ou até mesmo baixem, com a adição de períodos mais curtos. Além disso, a publicação na imprensa das pesquisas realizadas pelos nomes do setor também deve levar mais gente a ter a mesma ideia, aumentando a busca de veículos por qualquer coisa que não seja, efetivamente, dirigir.

Fonte: The Asahi Shimbun