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AirCar | O legítimo carro voador está em testes avançados na Europa

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Divulgação/Klein Vision
Divulgação/Klein Vision

A Klein Vision, uma empresa europeia de mobilidade, revelou que seu projeto de carro voador, chamado de AirCar, está quase pronto. Diferentemente de outros modelos que conhecemos como "carros voadores" (oficialmente nomeados eVTOLs), esse veículo se assemelha muito aos automóveis convencionais, porém atua como uma aeronave de decolagem padrão.

Segundo a empresa, já foram realizadas mais de 70 horas de voo, com mais de 200 pousos e decolagens bem-sucedidos. A operação do AirCar em solo é semelhante à de um avião comum, ou seja, pega-se a velocidade necessária para alçar voo em diagonal, ao contrário da maioria dos modelos em desenvolvimento, que o fazem na vertical.

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Já a carcaça do AirCar se parece muito com a de um carro convencional, mas as asas foram desenhadas como se fossem de uma aeronave padrão, inclusive contando com spoilers para ajudar na frenagem pós-pouso. A parte "automobilística" do veículo é bem agressiva e passa um ar de esportividade.

Os motores elétricos estão alocados na parte traseira do AirCar e funcionam com rotores silenciosos. A empresa, porém, não revelou qual a potência e, tampouco, a autonomia do veículo quando equipada com esse powertrain. Algo que deve ser feito com a maturidade do projeto, ainda em fase de testes pesados.

No passado, porém, a empresa chegou a usar motores BMW de 160cv como base de sustentação para os propulsores elétricos.

O AirCar pode chegar aos 300 km/h e o teto operacional é de mil metros. Em seu site oficial, a Kien Vision revela que existem diferentes versões do carro voador, como uma para apenas dois passageiros, outra para quatro e até mesmo uma variante anfíbia, com capacidade para pousos e decolagens na água.

Certificação em andamento

Não há previsão do lançamento comercial do AirCar, tampouco clientes oficialmente interessados, mas o produto está em processo avançado de certificação em seu país de origem, a Esvoláquia, e caminha para ser autorizado para testes mais longos pela EASA (European Aviation Safety Agency), a agência reguladora da aviação na Europa.

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Segundo a Klein Vision, a FAA, órgão regulador da aviação nos Estados Unidos, também deve autorizar as operações do AirCar por lá.

Fonte: Klein Vision, ScreenRant