Airbus alerta: radiação solar pode afetar sistemas de milhares de aviões
Por Danielle Cassita |

A Airbus emitiu um alerta global de segurança após concluir que níveis altos de radiação solar podem podem corromper dados essenciais dos sistemas de controle de voo de aeronaves da família A320. De acordo com a fabricante, uma grande quantidade de aviões em operação pode estar exposta ao fenômeno.
- Avião da Latam declara emergência e pousa em segurança em Brasília
- Incêndio em power bank no avião provoca pouso de emergência; saiba os riscos
Resultado de um evento recente nos Estados Unidos, a descoberta indica que os problemas nesses dados críticos, que são processados pelos sistemas que cuidam do comando de voo, pode comprometer a lógica de proteção e de resposta do avião.
Até o momento, a Airbus vem trabalhando junto das autoridades regulatórias para emitir alertas e implementar atualizações de software dos aviões, bem como proteções adicionais de hardware. Uma Diretriz de Aeronavegabilidade de Emergência (EAD) deve ser emitida pelos reguladores da aviação civil da Europa.
Impacto nas operações
A fabricante já admitiu que as recomendações podem afetar a malha aérea de operadores. Em comunicado publicado na segunda (1º), a Airbus informou que a maioria dos quase 6 mil aviões A320 já passaram pelas modificbações preventivas recomendadas, e que menos de 100 unidades ainda precisam de atualizações.
No Brasil, as aeronaves da família A320 são operadas pela Azul Linhas Aéreas e pela Latam Airlines; a primeira declarou que nenhum avião da frota foi afetado e que não vão haver mudanças na programação dos voos. A Latam, por sua vez, informou que somente a filial colombiana vai sofrer o cancelamento de dois voos.
Leia também:
- 30 anos da terrível queda de avião causada por uma criança
- Por que aviões simplesmente não voam em "linha reta" até o destino?
Vídeo: Aviões que são à prova de radar