Aeroporto do RJ retoma voos após quase 12 horas de caos e cancelamentos
Por Danielle Cassita |

O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), voltou a receber pousos e decolagens na noite de terça (30) após quase 12 horas de paralisação. A pausa nas atividades foi causada por um derramamento de óleo em toda a pista principal, e levou ao cancelamento de mais de 160 voos.
- Nissan derruba preço do novo Kicks e SUV fica mais barato que Fiat Pulse
- Renault Kwid E-Tech 2026 muda (quase) tudo para enfrentar BYD Dolphin Mini
De acordo com informações do G1, foram canceladas 84 partidas e 80 chegadas no aeroporto até as 17h de terça (30). Outros 14 voos foram desviados para o Aeroporto do Galeão.
Para conter os impactos, a Infraero, empresa que administra o terminal, informou que o horário de funcionamento do aeroporto foi estendido de forma excepcional. Normalmente, o Santos Dumont opera das 6h às 23h.
O que causou o vazamento de óleo
Segundo a Infraero, um “caminhão desemborrachador” derramou o óleo na madrugada de terça (30) durante uma inspeção da pista. O veículo foi usado para uma manutenção preventiva da pista, um procedimento padrão na aviação civil.
Em nota, a empresa destacou que o caminhão não transportava combustível, e que o óleo faz parte do motor do veículo. Para garantir a segurança da pista, os voos foram retomados somente após a remoção completa do produto.
“Cabe ressaltar que a composição do pavimento das pistas de pouso e decolagem é específica, sendo a limpeza minuciosa necessária para garantir os níveis de atrito das aeronaves com o solo”, finalizaram.
Leia também:
- Volkswagen derruba preços do Tera e SUV fica mais em conta que Polo Highline
- Quanto ganha um Uber alugando carro? Saiba se vale a pena
Vídeo: Aviões que são à prova de radar
Fonte: G1