Hyperloop: startup recebe investimento para criar trem que ultrapassa 1.200 km/h

Por Joyce Macedo | 11.02.2015 às 17:50

Você se lembra do Hyperloop? Uma ideia apresentada pelo bilionário Elon Musk em 2013 para criar um dos meios de transporte mais ambiciosos do século: uma espécie de cápsula de alumínio que circula dentro de tubos e ultrapassa a marca dos 1.200 km/h. Até pouco tempo atrás, o projeto parecia algo saído diretamente dos livros de ficção científica, mas a cada dia que passa ele fica mais perto da realidade.

Um grupo chamado "Hyperloop Technologies" foi o primeiro a ser financiado pelo fundo do Hyperloop, com um investimento de US$ 8,5 milhões – apenas uma parcela dos US$ 80 milhões planejados para até o final do ano. O grupo conta com um time dos sonhos para tornar a ideia palpável: Shurvin Pichevar, um dos principais investidores do Uber; Joe Lonsdale, cofundador da Palantir Technologies; Joe Messina ex-vice-chefe de gabinete da Casa Branca; David Sacks, fundador da Yammer; Peter Diamandis, fundador do X Prize Foundation; e Brogan BamBrogan, um dos principais engenheiros da SpaceX.

Na verdade, o projeto não é apenas de Elon Musk. Embora seu White Paper de 58 folhas tenha definido os conceitos básicos por trás do complexo sistema de transporte de tubo a vácuo. O bilionário anda sempre muito ocupado resolvendo assuntos da Tesla e da SpaceX para assumir o comando de mais um projeto tão grande.

Para dividir melhor o trabalho, grupos como o Hyperloop Technologies estão trabalhando em soluções individuais para tornar o Hyperloop realidade. Esta equipe, particularmente, pretende redirecionar o foco do projeto em direção a transporte de cargas antes de trabalhar com transporte de humanos. De qualquer forma, isso seria um avanço incrível para a logística de entregas de todo o mundo.

Além disso, eles também querem ir além da visão inicial de Musk e levar o transporte para debaixo d'água. Imagine tubos de aço submersos no oceano, capazes de levar containers a uma velocidade supersônica? Seu novo iPhone com certeza chegaria muito mais rápido até você.

Recentemente, Musk anunciou seus planos de construir uma pista de testes para o Hyperloop no Texas.

Hyperloop

Renderização de um tubo submarino do Hyperloop. (Foto: Divulgação)