7 carros vendidos no Brasil que zeraram em testes de segurança
Por Paulo Amaral |
:quality(85)/a8b15789-76ab-40c1-83cd-55cb37511d67.jpeg)
A segurança veicular continua sendo um tema delicado no Brasil, especialmente quando se trata de modelos populares. O Latin NCAP, responsável por avaliar a proteção de motoristas e passageiros em colisões, revelou que sete carros ainda à venda no país receberam nota zero em seus testes.
Esses resultados preocupam porque envolvem veículos de diferentes categorias, desde compactos urbanos até SUVs, muitos deles bastante acessíveis e procurados por consumidores que buscam preço baixo. A economia inicial, no entanto, pode significar riscos elevados em situações de acidente.
A lista mostra que a falta de airbags suficientes, baixa rigidez estrutural e ausência de sistemas de assistência foram determinantes para os resultados negativos, reforçando a necessidade de atenção redobrada na hora da compra.
Carros que zeraram em segurança
Os testes do Latin NCAP avaliaram proteção para adultos, crianças e pedestres, além da presença de tecnologias de retenção e assistência. Em todos os casos, os modelos listados falharam em oferecer níveis aceitáveis de segurança. A repercussão foi intensa, já que alguns desses veículos são líderes de vendas em seus segmentos, o que amplia o impacto da notícia.
A presença de modelos da Stellantis, como Fiat Argo e Cronos, e da Citroën, com o C3, mostra que até grandes fabricantes ainda comercializam veículos com desempenho muito abaixo do esperado em segurança. O resultado negativo do elétrico JAC E-JS1 também chamou atenção, já que se esperava maior inovação nesse segmento.
Os 7 carros que zeraram
- Citroën C3 (2023)
- Fiat Argo (2021)
- Fiat Cronos (2021)
- Ford Ka (2020)
- Ford Ka+ (2020)
- JAC E-JS1 (2022)
- Kia Sportage (2021, 4ª geração)
Agora que mostramos a lista com carros que seguem à venda no Brasil e se deram mal nos protocolos, que tal relembrar como são os testes de segurança realizados pelo LatinNCap?