Publicidade

5 motivos para comprar o Audi RS5

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Felipe Ribeiro/Canaltech
Felipe Ribeiro/Canaltech
Tudo sobre Audi

A Audi é uma das montadoras mais respeitadas quando o assunto é carro esportivo e o convívo com o Audi RS5 ajuda a entender o tamanho desse respeito e importância que a marca alemã traz consigo nesse segmento recheado de bons carros.

A equação não é simples, mas a empresa conseguiu trabalhar bem com a base do Audi A5 e agregou tudo o que um entusiasta quer e precisa para ter esportividade na essência. Tudo isso sem abrir mão de pontos importantes para quem usa um carro desse nas ruas.

Depois de alguns dias com o modelo, o Canaltech lista 5 motivos para você comprar o Audi RS5.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Qual é o público alvo do Audi RS5?

Quem busca carros esporitivos tem boas opções no mercado premium nacional, mas, em se tratando do Audi RS5, estamos falando de um sedan de porte médio/grande e que deve atrair um comprador um pouco mais "família", já que há espaço e conforto, mesmo com a pegada esportiva.

Já que seu uso no ambiente urbano é convidativo, o Audi RS5 pode atrair pessoas que querem fazer um upgrade em sua garagem e tê-lo como o único carro à disposição.

5 motivos para comprar o Audi RS5

Sabendo para quem este sedan é pensado, chegou a hora de conferir os 5 motivos para você comprar um Audi RS5.

5. Design

Geralmente pegamos um pouco no pé da Audi com relação ao design, já que todos os seus carros são bem parecidos. Mas, no caso do RS5, isso muda um pouco. Mesmo feito com base no A5, a versão esportiva tem personalidade própria e recebeu apetrechos interessantes para ficar ainda mais bela.

Continua após a publicidade

A dianteira é extremamente agressiva e "apontada", indicando esportividade. O conjunto óptico é 100% em LED e conta com faróis matriciais adaptativos. A traseira, por sua vez, tem o caimento Sportback, ou seja, traz o charme dos coupés da marca com maestria.

Já as rodas douradas em aro 20 são as responsáveis por ligar todos esses elementos visuais e elevá-los a outro nível.

4. Espaço Interno

Continua após a publicidade

As medidas do Audi RS5 não são modestas e isso refletiu em um bom espaço interno. Geralmente, esportivos não são tão afeitos e esse predicado, mas este sedan merece elogios e destaque.

São 4,78m de comprimento, 1,86m de largura, 1,38m de altura e distância entre-eixos de 2,82m, proporcionados pela excelente plataforma MLB Evo, do grupo Volkswagen. Mesmo com o túnel central elevado por conta da tração integral Quattro, dois adultos viajam sem aperto na fileira traseira. Nem mesmo o caimento coupé atrapalha.

3. Acabamento

Continua após a publicidade

Sempre consideramos os carros da Audi muito bem acabados, mas o RS5 traz um outro patamar dentro da montadora. A cabine é bem sóbria, mas há um excelente nível de materiais nas superfícies onde sempre estamos em contato, principalmente os bancos, volante e a manopla de câmbio, revestidos em uma espécie de camurça.

O painel abriga bem as telas do cluster e da central multimídia e, embora não tenha a alcunha de carro high-tech (e nem precisa), o Audi RS5 traz um bom convívio entre o luxo e a esportividade.

Isso fica ainda mais evidente com os detalhes por todo o carro, sempre chamando para a sigla RS.

Continua após a publicidade

2. Suspensão e dirigibilidade

O entusiasia até vai achar estranho que falemos de algo tão óbvio quanto o acerto de suspensão do Audi RS5, bem como de sua dirigibilidade, mas vamos explicar.

O Audi RS5 é, sim, um esportivo de verdade e conta com acertos importantes em seu powertrain para garantir um ótimo desempenho, mas a suspensão é importante, e aqui ela brilha em dois pontos.

Quando acionamos o modo esportivo de condução, o carro fica mais firme e isso é notado com muita clareza no uso urbano, já que os impactos são bem mais sentidos na cabine e o carro se torna cansativo. Entretanto, as curvas ficam mais seguras, mesmo em alta velocidade. Na estrada, ultrapassagens são feitas sem cerimônia e com quase nenhuma torção de carroceria.

Continua após a publicidade

No modo conforto, a situação muda um pouco. Além do carro ficar mais manso, a suspensão já consegue absorver melhor as irregularidades e torna o Audi RS5 um carro afável e bem prazeroso de guiar no ambiente urbano. Para a estrada, essa configuração é a pedida certa para viagens longas.

1. Motor V6

Em nossas listas, quando queremos falar do quão bom o carro é em seu comportamento utilizamos o "desempenho" como chamariz. Para o Audi RS5 vamos logo tratar de colocar seu grande destaque para justificar a compra: o motor V6.

Continua após a publicidade

A unidade emprestada ao Canaltech, ainda no ano/modelo 2023 (geração desde 2018), estava equipada com o absurdo motor 2.9 V6 Biturbo de 450cv e 61,2 kgf/m de torque a 1.900rpm, sempre atuando com o câmbio automático de oito marchas e a tração Quatto integral e permanente.

Na prática, isso dá ao Audi RS5 uma aceleração brutal e um ronco absurdamente gostoso de ser ouvido, digno de um V6. O 0 a 100 km/h é feito em apenas 3,9s, mesmo com esse sedan pesando 1.742kg.

Aqui, mais do que o desempenho em si, estamos falando de uma experiência que vai além de acelerar: a gente sente uma máquina que beira a perfeição atuando e sob o nosso comando.