Publicidade

5 carros antigos da Ford que marcaram época no Brasil

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Ford
Divulgação/Ford

A lista de carros antigos da Ford que foram marcantes traz diversos clássicos da marca. Há algum tempo, o CT Auto fez uma lista com os 10 carros mais icônicos da marca, mas agora chegou o momento de relembrarmos quais são os modelos que fizeram história somente no mercado brasileiro.

Uma das marcas mais antigas a atuar no Brasil, a Ford já passou por diversas fases. Desde 2021, a empresa decidiu encerrar sua produção no mercado brasileiro, o que fez com que todos os seus carros vendidos atualmente sejam trazidos de outros mercados.

Entretanto, por cerca de 60 anos, a fabricante produziu diversos modelos históricos no Brasil, inclusive alguns pensados exclusivamente para o gosto dos brasileiros. Por isso, veja a seguir uma lista com alguns carros antigos da Ford que fizeram história. E responda em nossas redes sociais: qual é o seu carro da Ford favorito?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

5 carros antigos da Ford que marcaram época

5. Ford Escort

O Ford Escort marcou o início de uma nova era para a marca do oval azul no Brasil. Lançado no mercado brasileiro em 1983, o hatch médio chegou por aqui em sua terceira geração e poucos meses depois do lançamento na Europa. À época, essa agilidade era rara, e normalmente os projetos globais só eram lançados no Brasil depois de alguns anos.

O Escort teve uma vida longa no mercado brasileiro, se despedindo apenas em 2003. Porém, sem dúvidas a versão mais marcante foi a XR3, que teve diferentes fases. No início, era movida pelo motor 1.6 CHT. Depois, com a Autolatina e união entre Ford e Volkswagen, o motor passou a ser o 1.8 AP, o que gerou o apelido Escortwagen. Por último, já na quarta geração, o Escort XR3 passou a ser equipado com o propulsor 2.0 AP, também de origem Volkswagen.

4. Ford Galaxie/Landau

Derivado de um projeto estadunidense, o Ford Galaxie chegou ao Brasil na década de 1960, sendo um carro grande para os padrões brasileiros e o modelo mais luxuoso vendido pela marca por aqui. Inclusive, o Galaxie ficou marcado por ser o primeiro carro a oferecer câmbio automático no mercado brasileiro, sendo um dos pioneiros da indústria nesse sentido.

Com o passar dos anos, a Ford foi reestilizando o sedã grande para deixar o estilo mais atual. Na década de 1970, uma mudança completa de estilo foi feita e ele passou a ser chamado de Landau. Encerrou sua trajetória apenas no início dos anos 1980, sendo substituído pelo próximo modelo da lista.

Continua após a publicidade

3. Ford Del Rey

O Ford Del Rey foi uma solução caseira da marca para se manter ativa no mercado de luxo. Lançado em 1981, ele aproveitava a base do Corcel II para ser o modelo mais sofisticado da montadora por aqui. Obviamente, ele não tinha o requinte e tamanho gigantesco do Galaxie/Landau, mas foi a solução encontrada pela Ford para substituir o antigo modelo.

Por ser derivado do Corcel, mas ser mais caro, o Del Rey ganhou um apelido maldoso. A alcunha Corsário, o Corcel de otário, foi dada ao sedã, mas mesmo assim ele tem fãs até hoje e durou por mais de uma década no mercado.

Continua após a publicidade

Leia também:

2. Ford Corcel

Continua após a publicidade

O Corcel é um dos carros antigos da Ford que mais marcaram época no Brasil. Inclusive, deu origem ao modelo citado anteriormente, além da perua Belina. O fato curioso é que o modelo não era um projeto Ford, e sim Renault.

Quando a Ford comprou a Willys, o desenvolvimento do Renault 12 para o mercado brasileiro já estava bastante avançado. A Willys era uma espécie de representante da Renault por aqui, por isso utilizou o projeto da francesa para desenvolver seu novo carro. A Ford optou por aproveitá-lo, mas deixou o carro com um visual mais parecido com seus modelos. Assim nasceu o Corcel, que depois ainda recebeu uma segunda geração, chamada de Corcel II.

1. Ford Maverick

Continua após a publicidade

Hoje, o Ford Maverick, que não tem ligação com a picape de mesmo nome, é um carro cultuado. Por isso, ele encerra a lista dos carros antigos da Ford que marcaram época. Entretanto, enquanto era vendido no Brasil, o modelo não fez tanto sucesso.

Some a isso o fato de ter existido algumas crises do petróleo entre os anos 1970 e 1980, o que fez o Maverick ser desprezado por muito tempo, já que gastava bastante combustível. A partir dos anos 2000, o modelo voltou a ser lembrado, o que fez ele ser um dos clássicos mais desejados da Ford. Hoje, uma unidade em bom estado vale algumas centenas de milhares de Reais.

Resumo:

Continua após a publicidade
  • 5. Ford Escort
  • 4. Ford Galaxie/Landau
  • 3. Ford Del Rey
  • 2. Ford Corcel
  • 1. Ford Maverick