Publicidade

3 mitos sobre carros com câmbio automático em que você não deveria acreditar

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Chevrolet
Divulgação/Chevrolet

Os carros automáticos oferecem maior conforto ao dirigir, especialmente para quem costuma passar horas no trânsito. Por isso, vêm se tornando maioria nas ruas e nos portfólios das montadoras, especialmente a partir das versões intermediárias.

Há, porém, uma série de mitos sobre os modelos equipados com transmissão automática que ainda insistem em afastar alguns consumidores com conhecimento menor sobre o universo automotivo.

Se você se encaixa nesse perfil que pretende experimentar um carro com câmbio automático, mas ainda se assusta com algumas informações, prepare-se para ver 3 mitos sobre esses veículos em que você não deveria acreditar.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

3. Parou, coloca em “N”

Um dos maiores mitos em relação aos carros com câmbio automático é o de que o motorista deve colocar a alavanca na posição “N” (neutra) todas as vezes que parar o veículo, como em semáforos.

A prática, na verdade, pode comprometer o funcionamento correto do sistema. Além disso, os carros mais novos contam com o start-stop, que desliga o motor em paradas e o religa automaticamente, já com a marcha engatada, assim que o pé é retirado do freio.

2. Carro automático “gasta mais”

Outro mito em relação ao carro com câmbio automático que você não deveria acreditar é relacionado ao consumo de combustível. É 100% inverídico que modelos com essa transmissão sejam mais “gastões” do que os equipados com câmbio manual.

Esse mito, na verdade, é culpa dos carros do passado, que não contavam com trocas tão rápidas e com um bom aproveitamento da curva de torque, pontos que o faziam gastar mais combustível. Atualmente, porém, até por conta do aumento do número de marchas, as rotações trabalham nas faixas ideais e o consumo é equivalente ao de um modelo manual.

Continua após a publicidade

1. Não precisa de freio de estacionamento

O terceiro e último mito a respeito do carro automático é o de que ele dispensa o uso do freio de estacionamento. Embora a posição “P” realmente impeça a rotação das rodas de tração, ela, por si só, não é suficiente para parar o carro por completo em segurança.

O uso do freio de estacionamento segue mandatório e é o que efetivamente impedirá o carro de rodar e causar eventuais acidentes quando estiver parado, principalmente se for em uma ladeira, ok?

Continua após a publicidade

Leia também:

Vídeo: O que falta para termos carros voadores?