Publicidade

3 carros da Renault zeram em teste de segurança, mas Kardian se salva

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Latin NCAP
Divulgação/Latin NCAP

Recentemente, alguns carros da Renault foram avaliados pelo Latin NCAP, órgão independente que avalia a segurança dos carros fabricados e vendidos na América Latina. E nenhum veículo da marca francesa conseguiu obter a nota máxima de segurança, embora o Renault Kardian tenha se destacado e quase conseguiu a maior nota.

No entanto, outros veículos da fabricante não obtiveram um bom desempenho e zeraram a avaliação. Na classificação do Latin NCAP, constam três carros da Renault com zero estrelas: Logan, Sandero e Stepway. Entretanto, como os dois últimos são o mesmo carro, mas com nomes diferentes, na realidade foram dois modelos avaliados da marca que zeraram.

Com projetos mais antigos, Logan e Stepway (e Sandero) não contam com alguns equipamentos que passaram a ser obrigatórios pelo órgão de segurança. Dessa forma, era esperado que os veículos avaliados não obtivessem uma nota alta. Só que a nota zero nunca é positiva para a reputação da marca, principalmente agora que o público tem se importado mais com as avaliações do Latin NCAP.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além da falta dos equipamentos exigidos pela instituição da segurança, pesa contra esses modelos o tempo em que estão em linha. Por terem mais de uma década de mercado, Logan e Sandero foram concebidos em uma época com outro nível de exigência veícular.

Nota dos carros da Renault no teste de segurança

Começando pelos modelos que zeraram a avaliação, o Latin NCAP diz que Logan, Sandero e Stepway apresentaram, no teste de impacto frontal, uma estrutura instável e uma área estável para os pés, proteção marginal para o peito do motorista e do passageiro e alta tensão no pescoço de três anos (posicionada para a frente).

No impacto lateral de poste, os modelos tiveram proteção fraca para o peito e uma proteção pobre para a cabeça, além de fraca para o peito. Outro agravante foi a intrusão no compartimento do passageiro, o que pode aumentar os riscos de lesões. Na avaliação de chicotada cervical, o Latin NCAP diz que os modelos tiveram proteção marginal.

No caso dos sistemas de retenção infantil (SRI), o órgão reprovou os modelos pois não é possível desconectar o airbag do passageiro, caso seja necessário colocar uma cadeirinha no banco do carona.

Outros pontos citados nesses carros da Renault foram a proteção para pedestres, que demonstrou uma proteção adequada para a cabeça, mas boa e marginal nas bordas e proteção deficiente pelo do pilar A e na borda do para-brisa. Nesse mesmo teste, a proteção da parte superior das pernas foi ruim perto da borda dianteira do carro.

Continua após a publicidade

No Brasil, o controle de estabilidade (ESC) passou a ser obrigatório nesse ano, mas isso não acontece em todos os países em que Logan, Sandero e Stepway são vendidos. Como o ESC não é um equipamento padrão dos modelos em todos os mercados, diferentemente do que acontece no mercado brasileiro, o Latin NCAP zerou os modelos também nesse requisito.

Nota do Renault Kardian no Latin NCAP

Por outro lado, ao menos o Renault Kardian demonstrou um bom desempenho na avaliação. O SUV não obteve a nota máxima, mas ficou próximo, com quatro estrelas conquistadas. Como oferece seis airbags e ESC de série, além de ser um projeto mais avançado, era esperado que o modelo tivesse uma nota melhor.

No impacto frontal, a carroceria apresentou uma estrutura estável e uma área instável para os pés, proteção marginal para o peito do motorista e proteção adequada para o peito do passageiro. A proteção lateral foi boa, principalmente por conta dos airbags, o que fez o Kardian ser avaliado com proteção adequada para o tórax, mas marginal para o tórax no impacto lateral de poste.

Continua após a publicidade

A proteção no teste de chicotada cervical foi marginal, e na avaliação para crianças, o SUV da Renault obteve um bom desempenho, principalmente pelo motivo de que as cadeirinhas puderam ser instaladas para trás e com ISOFIX, seguindo as práticas mais recomendadas de segurança. O Latin NCAP apenas observou que a cabeça do dummy de três anos apresentou exposição no teste de impacto lateral, mas sem valores críticos.

Por fim, o órgão diz que o Renault Kardian mostrou um bom nível de segurança em geral, mas que poderia ter obtido cinco estrelas se melhorasse a proteção de pedestres e se adicionasse a frenagem autônoma de emergência para usuários vulneráveis da estrada, desde que o recurso estivesse de acordo com os requisitos do Latin NCAP.

Leia também:

Continua após a publicidade