12ª geração do Honda Civic terá plataforma inédita e nova dinâmica de direção
Por Lucas Parente |

O Honda Civic recebeu recentemente uma atualização visual de meia-vida, mas a fabricante japonesa já prepara o lançamento da próxima geração do sedã médio. E, em um movimento incomum, a marca não esconde o desenvolvimento, divulgando alguns detalhes importantes muito antes da estreia.
A Honda confirmou o desenvolvimento de uma nova plataforma e de uma versão ainda mais eficiente do sistema híbrido e:HEV. A nova arquitetura, aliás, será utilizada por toda a família de veículos da marca, incluindo modelos como HR-V, CR-V, Accord, entre outros.
Plataforma mais leve e otimizada
As mudanças reveladas pela fabricante têm como principal objetivo melhorar a eficiência e o desempenho de seus modelos. A Honda detalhou como isso será alcançado:
- Redução de peso: O peso da nova plataforma foi reduzido em 90 kg.
- Eficiência de combustível: A expectativa é que o consumo de combustível seja 30% mais eficiente em comparação aos modelos atuais.
Além disso, a nova plataforma será modular, o que permitirá um alto percentual de compartilhamento de peças, otimizando o desenvolvimento dos novos modelos. A marca almeja alcançar cerca de 60% de peças compartilhadas na próxima família de carros.
O “prazer ao dirigir” na nova geração do Civic
Ainda sem divulgar muitos detalhes visuais ou de acabamento, a Honda afirmou que a próxima geração de seus carros entregará um foco maior no “prazer ao dirigir”.
A própria marca divulgou fotos do Civic em testes que, embora utilize a carroceria atual, já está montado sobre a nova plataforma. As poucas alterações na dianteira são apenas para fins de teste e não serão aplicadas no modelo de produção.
Para entregar esse foco na dinâmica, a Honda está preparando algumas novidades:
- Sistema de gerenciamento de movimento: Promete melhorar a estabilidade e as respostas da direção.
- Otimização da "Assistência de Direção Ágil": Contará com um novo sistema de controle de inclinação para deixar o veículo mais estável em curvas.
Atualizações no conjunto híbrido e:HEV
O sistema híbrido e:HEV da Honda também passará por atualizações significativas e pode, como mencionado, ficar até 30% mais eficiente no consumo de combustível.
A nova geração desse conjunto poderá ser acoplada a três motores a combustão interna diferentes: 1.5, 2.0 e um V6, sendo este último a principal novidade divulgada.
Ainda não há confirmação oficial sobre qual motor será utilizado na próxima geração do Honda Civic. No entanto, o motor 1.5 é o mais provável para o sedã. Os motores 2.0 e V6 deverão ser destinados a veículos maiores, sem descartar a possibilidade de equipar versões premium ou de alto desempenho do Civic.
Data de estreia
O lançamento da próxima geração do Civic e de outros modelos da Honda com esta nova arquitetura deve ocorrer até o final de 2027/início de 2028. Contudo, a marca japonesa ainda não forneceu uma data de confirmação oficial.
Leia também:
- 3 curiosidades sobre o Honda Civic Type R
-
Honda apresenta seu novo carro elétrico com câmbio manual e "ronco" no motor