Home office com crianças em casa: o que você precisa saber

Por Stephanie Kohn | 23 de Março de 2020 às 12h10
Imagem de klimkin por Pixabay

Com a quarentena implementada em quase todos os estados brasileiros para ajudar a reduzir a disseminação do COVID-19, muitos profissionais estão tendo que trabalhar de casa enquanto cuidam de crianças pequenas.

Para ajudar em tempos de crise, a Robert Walters Brasil - consultoria internacional em recrutamento especializado -, oferece algumas dicas para ajudar mães e pais a terem uma rotina de trabalho tranquila ao mesmo tempo que mantém um ambiente familiar saudável.

1. Levante cedo

A grande vantagem de trabalhar em casa é que você não perde tempo para chegar ao trabalho. Deixe as crianças dormirem. Isso permitirá que você se beneficie de um período extra de silêncio pela manhã: sem engarrafamentos, sem manhãs agitadas para preparar as crianças para a escola e dirigir para o trabalho.

"Use esse tempo para iniciar rapidamente. Isso permitirá que você termine um pouco mais cedo à noite, deixando mais tempo para se divertir com as crianças", comenta Kevin Gibson, CEO Latam da Robert Walters

2. Estabeleça limites

Assim como no escritório, é importante ter seu próprio espaço, onde você possa trabalhar à vontade e sem distrações. Se você mora em uma casa espaçosa, transforme um dos quartos em um escritório temporário. Se isso não for uma opção para você, no entanto, você pode criar seu próprio ambiente de trabalho na sala de estar ou de jantar ou até mesmo em seu quarto, desde que você possa trabalhar e se concentrar sem ser incomodado. Estabelecer limites e explicar aos seus filhos que 'trabalhar em casa' significa 'trabalhar'. Explique que eles não podem incomodá-lo durante o dia. Caso necessário recompense-os por bom comportamento no final do dia, oferecendo algo especial que eles não tenham em dias normais.

3. Organize pequenas atividades para as crianças

Para poder trabalhar sem ser constantemente interrompido, você pode planejar algumas atividades que preencham boa parte do tempo. Há muitas coisas que eles possam fazer com pouco apoio dos pais, como pintura, colorir, desenhar, massinha, ler livros, assistir algum documentário sobre a vida dos animais ou qualquer outro ponto de interesse que seus filhos tenham. Assim como na escola, você pode dividir sua sala de estar em diferentes cantos dos pequenos: um canto para pinturas e desenhos, uma área de leitura, um canto para brinquedos maiores - é importante não oferecer tudo ao mesmo tempo ou no mesmo dia, dessa forma você conseguirá oferecer uma variedade de atividades por um tempo mais longo evitando que eles fiquem entediados.

4. Rotina é a chave

É importante que você construa uma estrutura em seu dia de trabalho. Organize suas tarefas em ordem de importância e certifique-se de realizar as tarefas mais difíceis nos momentos em que for calmo, como no início da manhã. Ao manter uma forma de estrutura dentro da família todos os dias, as crianças se adaptarão mais rapidamente a essa nova situação e ao seu ritmo de trabalho.

‘’Manter as crianças ocupadas enquanto se concentra no trabalho não é fácil, especialmente se você precisar fazer isso diariamente durante um período mais longo. Criar alguma forma de rotina pode ajudar", completa.

5. Estabeleça objetivos diários para as crianças

Algumas semanas longe da escola, obviamente, afeta as crianças. Dar aos seus filhos um pouco de lição de casa todos os dias pode ajudar a evitar que eles fiquem para trás. Determine todos os dias quais exercícios eles precisam fazer e a que horas precisam terminá-los. Assim que terminar o seu dia de trabalho, reserve um tempo para revisar o dever de casa juntos. Isso permitirá que seus filhos organizem suas próprias tarefas durante o dia.

As crianças mais velhas também podem se envolver em pequenas tarefas dentro e fora de casa. Deixe-os lavar o carro, lavar as louças, tirar o lixo, arrumar o quarto - isso os manterá ocupados e você poderá remover essas tarefas da sua própria lista de tarefas, deixando mais tempo para a família.

Planeje suas ligações e reuniões virtuais de acordo com a rotina das crianças
Se você estiver em contato virtual com colegas ou clientes diariamente, agende essas reuniões em um horário tranquilo durante o dia, para não ser interrompido. Pode ser no início da manhã, quando as crianças ainda estão dormindo, ou no momento em que podem assistir TV ou jogar vídeo games.

6. Trabalhe horários alternados com seu parceiro

Se você tem um parceiro, e os dois trabalham de casa, pode ser útil alternar algum tempo com as crianças. Enquanto um dos pais se concentra no trabalho, o outro pode brincar com os filhos. Ao fazer isso, as crianças se sentirão menos 'abandonadas' e os dois pais poderão continuar trabalhando em momentos alternados.

7. Prepare as refeições com antecedência

Devemos evitar o máximo possível o contato com o mundo exterior. Por isso economize seu tempo planejando as refeições. Por exemplo, faça suas compras uma por semana e prepare várias refeições de uma vez durante o fim de semana. Dessa forma você vai economizar tempo durante a noite para passar com as crianças.

Estabeleça uma ‘hora tranquila’ para as crianças
Seus filhos ainda tiram uma soneca à tarde? Transforme esse tempo em sua vantagem, concentrando-se nas tarefas que exigem maior concentração. Se eles não tiverem esse costume, estabeleça uma hora do dia para eles realizarem tarefas mais tranquilas, como ler um livro ou assistir um filme na televisão.

8. Mantenha um forte equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Finalmente, é importante garantir que seu equilíbrio entre vida profissional e pessoal seja mantido. Quando terminar o seu dia de trabalho, desligue o computador e aproveite a noite. Planeje algo divertido, como uma noite de jogos em família, por exemplo.

Não precisamos nem dizer que para os pais que trabalham remotamente, as próximas semanas serão um desafio, mas é importante lembrar que trabalhar em casa é um passo essencial para o Brasil reduzindo o impacto do COVID-19. A Robert Walters oferece consultoria especializada em gerenciar suas equipes remotamente, leia as principais dicas aqui ou entre em contato conosco para obter mais informações sobre trabalho remoto.

E aí, qual é a sua sugestão?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.