Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Desenvolvedores responderam por 53% das vagas de TI fechadas no país em 2016

Por| 28 de Março de 2017 às 17h00

Link copiado!

Desenvolvedores responderam por 53% das vagas de TI fechadas no país em 2016
Desenvolvedores responderam por 53% das vagas de TI fechadas no país em 2016

A Conquest One, empresa brasileira especialista em staffing de TI, divulgou sua pesquisa anual sobre as oportunidades do mercado de trabalho em Tecnologia da Informação no Brasil, levando em consideração os dez cargos com maior número de contratações efetivadas no país em 2016. É interessante notar que 62% das vagas são para analistas e 53% delas na categoria desenvolvimento.

A lista inclui: analista de sistemas (13%); analista desenvolvedor Dot.Net (10%); analista de negócios/processos/projetos (9%); gerente de Projetos/PMO (9%); analista de BI (8%); analista de suporte (8%); analista de redes e Telecom (6%); desenvolvedor web/web designer (6%), analista programador Java (4%) e analista programador Oracle Pl/SQL (4%).

Além desse grupo, a categoria infraestrutura de TI somou 16% das oportunidades, com destaque para o perfil de analista de redes e telecom; vagas relacionadas ao negócio e a seus processos ficaram com 13% das vagas, ressaltando o analista de negócios como mais procurado. A lista segue com cargos para gestão (9%), como o gerente de projetos, e com vagas para suporte operacional (8%), em especial os analistas de suporte.

Continua após a publicidade

Em 2016, a procura de profissionais se manteve nos setores de serviços variados (28%), saúde (19%), serviços financeiros (15%), indústria (12%), tecnologia (7%), farmacêutica (7%), varejo (6%) e infraestrutura (6%). Números diferentes dos levantados ao final de 2015, em que os setores de tecnologia (22%) e serviços (21%) foram o que mais buscaram profissionais de TI, saúde e infraestrutura mantiveram o mesmo percentual, 20% cada, à frente do setor farmacêutico, com apenas 7,5%.

“O mercado de TI tem espaço, e é muito grave o fato de que ainda temos uma grande carência de mão de obra qualificada. Só na América Latina, as previsões do IDC estimam que até 2019 faltarão quase 450 mil profissionais para ocupar postos de trabalho. E o Brasil já é afetado por isso. As vagas existem, a demanda só aumenta, e nós, mais do que nunca, temos o dever de ajudar as empresas a preenche-las e os candidatos a se recolocarem“, reforça Antonio Loureiro, CEO da Conquest One.

Para esse ano, o setor de TI deve voltar a crescer, tendo em vista que muitos dos projetos pausados e outras atualizações, antes paradas, devem voltar à ativa. Para 2017, o Gartner prevê que os investimentos chegarão a R$ 236 milhões, um aumento de 2,9% se comparado a 2016. É importante ressaltar que, mesmo com esse aumento, alguns perfis continuam escassos no mercado, como é o caso dos desenvolvedores Java e os desenvolvedores mobile. O primeiro por exigir alta qualificação técnica, e o segundo, por um número baixo de profissionais no mercado.