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As habilidades essenciais para ter sucesso nas próximas décadas

Por| 07 de Novembro de 2022 às 10h00

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Cytonn Photography/Unsplash
Cytonn Photography/Unsplash

Muito se fala das habilidades do futuro. E essas habilidades estão muito ligadas ao momento atual que a humanidade está vivendo, a tal da “Modernidade Líquida”. A Modernidade Líquida é definida por um ambiente fluido, onde as coisas mudam a todo momento e onde “a incerteza é a única certeza”, segundo o filósofo Zygmunt Bauman.

Tal movimento, que é inerente às relações humanas, atualmente é ampliado pela alta taxa de inovação tecnológica de cunhos digital (IA, Impressão 3D, IoT, ...) e biológico (Engenharia Genética, Biologia Sintética, ...) aliado a muita conectividade humana (redes sociais, mobilidade, etc), o que acelera a velocidade com que as coisas acontecem, são criadas e destruídas, e que trazem o universo digital para o centro desta revolução.

Nessa nova realidade precisamos nos desprender das habilidades que eram valorizadas na era passada e desenvolvermos novas habilidades. Só assim conseguiremos surfar a modernidade líquida e aproveitarmos essa onda extraordinária chamada Revolução Digital (ou Revolução 4.0).

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Apesar de diversos estudos sinalizarem um número grande de novas habilidades, creio que há um subgrupo que representa as principais habilidades necessárias para os profissionais do futuro (que já é presente):

Habilidades Cognitivas

As habilidades cognitivas são as habilidades responsáveis pelo raciocínio sistêmico, pelo pensamento lógico e pelas análises para a tomada de decisão.

  • Raciocínio Lógico: é a capacidade de fazer uma análise causal (causa-consequência) e entender/definir processos e etapas de forma objetiva e eficiente.
  • Análise e Síntese: é a habilidade de conectar diferentes informações provenientes de diferentes origens e contextos e, a partir daí, traçar um raciocínio lógico que permita identificar pontos de convergência e divergência estratégicos.
  • Clareza nas ideias: é a habilidade de verbalizar ou escrever os pensamentos de forma clara e consistente.
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Habilidades Sociais

As habilidades sociais são as responsáveis por permitir bons relacionamentos e uma boa comunicação com as pessoas, itens essenciais para ambientes de alta performance.

  • Comunicação clara e eficiente: É a habilidade de se expressar e se comunicar com outras pessoas através de conversas claras e objetivas, ou seja, a habilidade de se fazer entender.
  • Colaboração: É sobre trabalhar em equipe e valorizar o trabalho de cada um, sempre entendendo que o trabalho colaborativo permite a soma das potencialidades do time e onde cada um contribui com o que tem de melhor.
  • Compartilhamento: É sobre transferir conhecimento e opiniões, sobre compartilhar as vitórias e as derrotas.
  • Articulação: Tão importante quanto os demais itens, a habilidade da articulação se posiciona no centro das habilidades sociais, pois é a responsável por viabilizar um ambiente de comunicação confiável a partir de onde acontecem as negociações Ganha-Ganha, o trabalho colaborativo e o compartilhamento de conhecimento e opiniões.

Habilidades Comportamentais

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Essas habilidades possuem um cunho mais individual, mas são igualmente importantes pois são elas que demonstram como você reage a determinadas situações e determinam o seu grau de confiança, transparência e competência.

  • Saber reagir às críticas: é sobre estar aberto a críticas, e entender que muitas vezes elas são importantes para nosso crescimento como pessoa. Isso não significa que você precisa acatá-las, mas sim que precisa ouvir e ter a sabedoria de agradecer e entender que elas podem ser construtivas e te ajudarem a dar o próximo passo.
  • Ser flexível: é sobre entender que em um ambiente de modernidade líquida, é importante sabermos nos construir, desconstruir e reconstruir de forma diferente.
  • Aprender com os erros: é sobre entender que os erros não necessariamente significam fracasso. Muitas vezes os erros podem se tornar aprendizados importantes e catalisadores do seu desenvolvimento.
  • Empatia e sensibilidade: É sobre ter sensibilidade para se colocar no lugar alheio, enxergar e sentir as situações sob a ótica do outro, buscando entender a problemática envolvida a partir desta outra realidade e estabelecer critérios de apoio e resolução de problemas a partir dali.

Enfim, como disse Joi Ito, diretor do MIT Media Lab, em algumas de suas palestras: “é hora de parar de achar que é necessário planejar tudo, estocar tudo e estar totalmente preparado, e focar em estar conectado, sempre aprendendo, totalmente consciente e super presente”. E para isso, precisamos redefinir nossas habilidades.