Publicidade

Fake news: como você lida com este fenômeno?

Por| 16 de Agosto de 2018 às 16h22

Link copiado!

Canaltech
Canaltech

As eleições 2018 estão chegando e, infelizmente, as atenções não estão voltadas apenas para as propostas dos candidatos. Fake news é um tema recorrente nos últimos meses e todos querem entender – e reduzir – o impacto deste fenômeno na sociedade e, consequentemente, em resultados eleitorais.

Para quem não está familiarizado com o tema, fake news diz respeito a notícias falsas que são compartilhadas como verdadeiras e, geralmente, têm o poder de viralizar e atingir a grande massa. A grande diferença entre fake news e boato é que o primeiro usa a estética do jornalismo para veicular um conteúdo falso, enquanto o boato foge do formato de notícia.

Recentemente, o Facebook foi uma das plataformas a se posicionar a respeito do tema, anunciando medidas para proteger as eleições no Brasil contra abusos. As novidades incluem remoção de contas falsas, transparências nos anúncios eleitorais, colaboração com as autoridades e combate à propagação de notícias falsas.

Mas conteúdo eleitoral não é o único a ser atingido por este problema, já que é bem comum nos deparamos com conteúdo enganoso em diversas áreas, inclusive na tecnologia.

Continua após a publicidade

Pesquisa Canaltech

O Canaltech é um veículo comprometido com a verdade e, por este motivo, também quer ajudar a melhorar o cenário e evitar a proliferação deste tipo de conteúdo. Para auxiliar neste entendimento, criamos uma pesquisa para entender melhor a relação dos seus leitores com as fake news.

Você pode responder à pesquisa clicando neste link e, após o término das perguntas, terá acesso a um conteúdo exclusivo sobre o tema que pode ajudar a compreender melhor o atual cenário das notícias falsas, o seu impacto sobre a sociedade e o jornalismo, e ainda conhecer algumas dicas para evitar cair nestas armadilhas e se manter sempre bem informado e atualizado. Contamos com a sua participação!

E se você tem um grupo no WhatsApp que vive compartilhando notícias falsas ou duvidosas, preparamos um material especial para te ajudar a alertar amigos e familiares sobre o tipo de conteúdo que eles estão repassando por aí:

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade