Publicidade

4º Prêmio Canaltech | Microsoft e Google são destaques na categoria B2B

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Março de 2021 às 19h10

Link copiado!

4º Prêmio Canaltech  | Microsoft e Google são destaques na categoria B2B
4º Prêmio Canaltech | Microsoft e Google são destaques na categoria B2B

Os vencedores do Prêmio Canaltech foram anunciados nesta segunda-feira (22). E, assim como aconteceu em edições anteriores, as Big Techs mostraram sua força não apenas nas categorias de produtos voltados ao público final, como smartphones, notebooks, games, TVs ou fones de ouvido. Elas também se destacaram na categoria "Marca mais reconhecida de TI", que reconhece as companhias que oferecem os melhores serviços no setor corporativo - o popular B2B. E neste ano, os destaques ficaram por dos gigantes Microsoft e Google que venceram, inclusive, líderes de seus respectivos mercados.

Outro ponto positivo é o número de profissionais de TI atuantes na votação deste ano: foram pouco mais de 30 mil participantes que escolheram as melhores empresas no mercado de B2B, contra 7,4 mil no ano passado, um aumento de 308%.

Outra curiosidade foi o número de bi-campeões. Com exceção da modalidade de "Corporate Security", que estreou nessa edição, todas as empresas que venceram em 2019 repetiram a vitória nesse ano, mostrando que o bom trabalho se manteve ao longo de 2020, merecendo o reconhecimento do público.

Continua após a publicidade

Confira abaixo todos os vencedores da categoria "Marca mais reconhecida de TI" e veja como eles se destacaram em cada modalidade neste 4º Prêmio Canaltech.

Quando o assunto é gestão, a vez é da Microsoft

A Microsoft foi a empresa que mais se destacou na categoria "Marca mais reconhecida de TI". Das nove modalidades em disputa, a criadora do Windows foi a vencedora em três: Analytics & Business Intelligence, CRM e ERP. E, em todas elas, bateu concorrentes poderosos, como Salesforce, SAP, Oracle, IBM, entre outros.

Em Analytics & Business Intelligence, destaque para o Power BI. Esta plataforma de Business Inteligence permite a criação de uma cultura controlada por dados para todos os membros de uma empresa, permitindo análises e tomadas de decisões muito mais estratégicas. A solução encontra e compartilha insights significativos com centenas de visualizações de dados, funcionalidades internas de IA, forte integração com o Excel e conectores de dados personalizados e pré-criados. Além disso, ele mantém seus dados seguros com os principais recursos de segurança de dados da indústria, incluindo o rótulo de confidencialidade, a criptografia de ponta a ponta e o monitoramento de acesso em tempo real.

Continua após a publicidade

Já a linha Microsoft Dynamics 365 foi a grande responsável pela vitória da criadora do Windows nas modalidades de ERP e CRM. Seja para integrar o sistema de gestão das empresas (ERP) ou conquistar clientes a partir de insights e atendimento (CRM), a plataforma oferece soluções diversas para todas as áreas estratégicas de uma companhia. Estão disponíveis aplicativos para marketing & vendas, serviço de campo conectado, operações, financeiro, comércio e SAC proativo. Tudo a partir de programas como o Dynamics 365 Sales, Dynamics 365 Marketing, Dynamics 365 Customer Insights e o Dynamics Customer Service.

Aliás, um dado curioso é a força da Microsoft em diversas regiões do Brasil, principalmente na modalidade de ERP. A empresa foi a grande vencedora em quatro delas (Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sul), perdendo apenas no Sudeste - onde a SAP foi a preferida do público. Além disso, nas sete faixas etárias votantes, a companhia de Redmond levou em quatro, contra três da mesma SAP.

Classificação geral (os três primeiros colocados em cada modalidade): 

Continua após a publicidade

Analytics & Business Intelligence

  • Microsoft - 54,64%
  • SAP - 15,88%
  • Salesforce - 10,01%

ERP

  • Microsoft - 28,83%
  • SAP - 21,68%
  • Totvs - 16,30%
Continua após a publicidade

CRM

  • Microsoft - 36,40%
  • Oracke - 15,97%
  • Salesforce - 14,65%

Google nas nuvens

A Amazon Web Services (AWS) é a líder do setor de cloud computing pelo mundo, seguida pela Microsoft. Mas isso não impediu o terceiro colocado desse ranking, o Google, de ser o grande vencedor do Prêmio Canaltech 2020 não apenas na modalidade Cloud, como também na de Cloud AI.

Continua após a publicidade

Em ambas as modalidades, a Big G "faturou o caneco", tendo a AWS na segunda colocação e a Microsoft na terceira. A empresa oferece uma vasta gama de soluções para o mercado corporativo, passando por ferramentas de colaboração e análise para a cadeia de valor de varejo; ferramentas de computação, banco de dados e análise para serviços financeiros; ferramentas de migração e Inteligência Artificial para otimizar a cadeia de valor de manufatura, plataforma de aplicativos em nuvem híbrida, além de outros produtos que abrangem setores como energia, saúde, governo e mídia & entretenimento.

Já em Cloud IA, o Google permite o desenvolvimento de produtos para criar e usar Inteligência Artificial, oferece modelos de IA para falar com clientes e auxiliar agentes humanos, machine learning para coletar insights e adquirir dados de documentos em escala e muito mais.

Some tudo isso a uma integração com outras ferramentas de produtividade (Docs, Planilhas e Apresentações) e BI (Google Analytics) do próprio Google e fica fácil descobrir porque a gigante das buscas levou o Prêmio Canaltech 2020.

Continua após a publicidade

Classificação geral (os três primeiros colocados em cada modalidade):

Cloud

  • Google - 38,58%
  • Amazon Web Services - 26,39%
  • Microsoft - 22,09%

Cloud AI

Continua após a publicidade
  • Google - 38,08%
  • Amazon Web Services - 31,95%
  • Microsoft - 17,15%

AWS dominante no Blockchain

Pelo segundo ano consecutivo, a Amazon Web Services (AWS) venceu o Prêmio Canaltech na modalidade que traz uma das mais promissoras tecnologias dos próximos anos: a de Blockchain.

Nesse setor, a divisão de cloud da Amazon oferece o Amazon Managed Blockchain (AMB). Trata-se de um serviço totalmente gerenciado, que facilita a criação e o gerenciamento de redes de blockchain escaláveis, usando as conhecidas estruturas de código aberto Hyperledger Fabric e Ethereum. A plataforma permite às empresas entrarem em redes públicas, além de configurar e gerenciar redes privadas escalonáveis usando estruturas de trabalho populares open source.

Continua após a publicidade

O AMB elimina a sobrecarga necessária para criar a rede ou ingressar em uma rede pública e escala automaticamente para atender às demandas de milhares de aplicações que executam milhões de transações. Depois que a rede estiver ativa e em funcionamento, o Amazon Managed Blockchain facilita o gerenciamento e a manutenção da rede de blockchain.

Por fim, a AWS tem mais de 70 soluções de blockchain validadas de parceiros que oferecem suporte a todos os principais protocolos de blockchain, como Hyperledger Sawtooth, Corda, DAML, Ethereum, Quorum, Blockstack, Blockapps Strato, RSK, Kadena ScalableBFT e muitos mais.

Classificação geral (os três primeiros colocados em cada modalidade):

Continua após a publicidade
  • Amazon Web Services - 34,30%
  • Microsoft - 25,58%
  • IBM - 18.04%

Vivo é eleita a melhor empresa de telecom entre as empresas

Se Claro e TIM venceram nas modalidades de "Melhor operadora móvel" e "Melhor banda larga fixa", respectivamente, a Vivo mostrou a sua força entre as empresas e venceu mais uma vez a modalidade de "Telecom corporativo". A partir da sua ampla cobertura, a companhia oferece uma vasta gama de serviços para as organizações, a partir da sua divisão corporate, que leva o nome de Vivo Empresas.

Continua após a publicidade

Com o Vivo Empresas, há produtos de internet fixa, móvel, telefonia celular e ainda soluções de Big Data, Data Center, Internet das Coisas (IoT) e Cloud. As organizações podem optar por serviços individuais ou por combos, que aliam, por exemplo, internet fibra e planos de telefonia móvel, com pacote de dados 4.5G, por exemplo. É possível ainda personalizar esses combos com soluções de acordo com as necessidades das empresas.

Classificação geral (os três primeiros colocados em cada modalidade):

  • Vivo - 37,45%
  • America Movil (NET, Claro e Embratel) - 31,99%
  • TIM - 18,37%

HP confirma sua força em serviços de impressão

Assim como em outras modalidades corporativas do Prêmio Canaltech, a modalidade de Printing Services teve uma concorrência acirrada, com algumas das melhores empresas do setor, como Xerox, Canon, Lexmark e Samsung. Mas a HP mostrou a sua força e tradição nesse setor e faturou a edição deste ano.

A HP oferece serviços de impressão gerenciados, a partir um amplo conjunto de serviços para ajudar as empresas em todas as etapas da vida útil das impressoras, desde o planejamento e design, passando pela configuração e implementação, suporte para pessoal até atualizações ecológicas e seguras do dispositivo.

Classificação geral (os três primeiros colocados em cada modalidade):

  • HP - 38,51%
  • Samsung - 19,54%
  • Canon - 16,08%

Cisco vence a estreante modalidade de Segurança Corporativa

A 4ª edição do Prêmio Canaltech traz uma nova modalidade na categoria de Marcas mais reconhecida de TI: a de Corporate Security. E a Cisco foi a grande vencedora, batendo fortes concorrentes do setor de segurança corporativa, como Sophos, Check Point, Kaspersky, McAfee, Palo Alto, entre outras. Além disso, essa modalidade também foi a que apresentou a votação mais equilibrada, com a diferente do primeiro para o segundo colocado - a Kaspersky - sendo de apenas 0,10%.

Conhecidas por seu portfólio de telecom, a Cisco oferece uma robusta plataforma de segurança integrada pela rede, nuvem, Internet, e-mail e endpoints. Com isso, a companhia consegue identificar ameaças apenas uma vez e protege toda a rede contra ela.

São soluções que detectam ameaças na borda de rede (Cisco Email Security), protegem funcionários que trabalham remotamente (Cisco AMP for Endpoints e Cisco Umbrella) e também aqueles que atuam em redes corporativas (Cisco Stealthwatch Enterprise e Cisco ISE), além de outros produtos.

Classificação geral (os três primeiros colocados em cada modalidade):

  • Cisco - 27,31%
  • Kaspersky - 27,21%
  • McAfee - 19,19%

O Canaltech parabeniza a todos os vencedores da edição deste ano e também aqueles que não levaram, mas que temos certeza que oferecem soluções igualmente inovadoras para as empresas.

Nos vemos na 5º edição do Prêmio Canaltech! Até lá!