4º Prêmio Canaltech | Como a Microsoft confirmou sua força do mercado B2B

4º Prêmio Canaltech | Como a Microsoft confirmou sua força do mercado B2B

Por Redação | Editado por Patrícia Gnipper | 29 de Março de 2021 às 22h50
ComputerWorld

As Big Techs não estão presentes em nossas vidas apenas na forma de produtos voltados ao consumidor final. Nos últimos anos, elas também marcam forte presença no meio corporativo, com seus produtos B2B ganhando cada vez mais espaço nas empresas. E uma das companhias que mais tem se destacado nesse setor é a Microsoft.

A criadora do Windows foi a empresa que mais se destacou na categoria "Marca mais reconhecida de TI" da 4ª edição do Prêmio Canaltech - a mais importante premiação do mercado de Tecnologia do Brasil. Das nove modalidades em disputa, a Microsoft foi a vencedora em três: Analytics & Business Intelligence, CRM e ERP. E, em todas elas, bateu concorrentes poderosos, como Salesforce, SAP, Oracle, IBM, entre outros. Ah sim, de quebra, ela foi bi-campeã nessas modalidades, já que a empresa também levou o "caneco" no ano passado.

E para explicar como a companhia se destacou no meio corporativo em 2020 - um ano tão atípico em nossas vidas - o Canaltech conversou com Marcondes Farias, Diretor de Produto de Dynamics 365 e Power Platform da Microsoft Brasil, que fala um pouco sobre a estratégia da empresa ao longo do ano passado e o que poderemos ver em 2021.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Marcondes Faria, da Microsoft (Foto: Divulgação)

Confira como foi o papo:

Canaltech - A Microsoft foi a empresa que mais se destacou em nossa categoria B2B, principalmente com suas soluções de BI e Gestão (CRM e ERP). Quais os diferenciais dessas ferramentas para que elas tenham se destacado tanto no meio empresarial em relação aos concorrentes?

Marcondes Farias: A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. E dentro dessa missão, sabemos da relevância e importância da transformação digital, que tem como propósito levar todos nós para um novo patamar tecnológico. Ter as soluções de BI e Gestão (CRM e ERP) da Microsoft como destaque na categoria B2B da 4ª Edição do Prêmio Canaltech é o reflexo de todo o investimento e inovação que a Microsoft vem fomentando nos últimos anos.

O grande diferencial que as soluções oferecem é a possibilidade de uma gestão integral do negócio, além de ferramentas capazes de otimizar todo o processo. As soluções de BI da Microsoft, por exemplo, têm a capacidade de gerenciar dados e informação de forma inteligente e simplificada, ajudando as organizações a transformar os dados em informações valiosas para os gestores dos negócios, auxiliando-os na tomada de decisão e aprimorando cada vez mais os negócios.

O Power BI também foi considerado o líder de solução de Analytics e BI em 2020 e 2021 pelo relatório do Quadrante Mágico da Gartner, realizado e divulgado anualmente, o que evidencia a relevância da solução para os nossos clientes. Já as soluções de gestão também seguem a mesmo conceito: facilitar e gerir o negócio de forma inteligente e otimizada.


CT - 2020 também foi um ano em que houve a aceleração da transformação digital nas empresas, principalmente por causa da pandemia. Nesse cenário, a Microsoft notou um aumento no uso de ferramentas como o Power BI e o Dynamics 365 no meio corporativo?

M.F.: A transformação digital é um movimento sentido pela Microsoft e por todo o ecossistema tecnológico há algum tempo. Porém, a nova realidade que a pandemia da COVID-19 condicionou a todo o planeta, com certeza acelerou esse processo, impulsionando à utilização de ferramentas e soluções em nuvem.

Tanto o Power BI (plataforma unificada e escalável de análise de dados para BI corporativo e por self-service), quanto o Dynamics 365 (portfólio de aplicativos de negócios) tiveram aumento em sua utilização, justamente por oferecerem soluções escaláveis e de fácil gerenciamento online, que puderam oferecer resiliência aos nossos clientes com base em dados, para auxiliá-los a ultrapassar este momento desafiador.

Além disso, também destacamos o aumento na utilização do Microsoft Teams (Hub de colaboração da Microsoft). Com o distanciamento social, convertemos todo o nosso dia a dia profissional para o universo online. Foi dentro desse contexto, que as ferramentas de gerenciamento do negócio em nuvem se tornaram ainda mais relevantes na rotina dos profissionais no Brasil e em todo o mundo.


CT - Qual a estratégia da Microsoft para que pequenas e médias empresas passem a adotar soluções como o Power BI e o Dynamics 365? Como atingir esses segmentos em maior escala?

M.F.: De acordo com o estudo “Como as PMEs brasileiras enfrentaram a pandemia da Covid-19”, encomendada pela Microsoft, para 78% das PMEs, a adoção de novas tecnologias é o que elas enxergam como a mudança mais fácil para a retomada. Além disso, durante a pandemia, 42% das PMEs aceleraram a adoção de novas tecnologias, principalmente as empresas de médio porte. Já 83% dos entrevistados afirmam que a adoção de novas tecnologias é o aspecto mais relevante para a recuperação econômica das PMEs brasileiras.

Os dados revelados pelo estudam indicam o que a Microsoft acredita: a evolução do mercado de PME também está vinculado ao desenvolvimento e evolução tecnológica e digital. A Microsoft quer apoiar a jornada de transformações digital de seus clientes independentemente de seu porte e buscamos desenvolver soluções que possam auxiliar as empresas de acordo com suas necessidades.

Um exemplo disso foi a disponibilização, no final do ano passado, para o mercado brasileiro do Microsoft Dynamics 365 Business Central, ferramenta de gestão de negócios para micro, pequenas e médias empresas da Microsoft. A solução permite que empresas façam gestão de finanças, vendas, serviços e operações para simplificar os processos de negócios, promovendo integração de dados e auxiliando na tomada de decisão.

Esse é apenas um exemplo de ferramenta pensada nas pequenas e médias empresas, e que tem como estratégia oferecer, em uma única ferramenta, todas as soluções necessárias para gerenciar o próprio negócio, sempre priorizando a adoção de novas tecnologias. E para se atingir esses segmentos em larga escala, o caminho trilhado deve ser o da evolução tecnológica. Ao desenvolver e criar novas ferramentas e soluções, que darão constante suporte para o setor, conseguimos escalonar esse crescimento e ampliar nossa presença nesse setor.

CT - E para 2021, como se dará a evolução das ferramentas de BI, CRM e ERP da Microsoft? Que novos recursos ou tecnologias podemos esperar para essas soluções e que vão de encontro às necessidades das empresas?

M.F.: A evolução tecnológica fomentada na Microsoft é constante, e tem como princípio a nossa própria missão: empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. Nosso foco sempre será em criar e otimizar soluções capazes de colaborar com o crescimento e consolidação dos nossos clientes.

Em outubro de 2020, lançamos o Microsoft Mais Brasil, um plano abrangente para promover o crescimento do país, oportunidades de emprego e sustentabilidade. Como parte do plano, a Microsoft expandiu sua oferta de nuvem no país com uma nova região de datacenter, a Brazil Southeast, que fornecerá aos clientes a opção de recuperação de disaster recover (baseada em cenário).

Além disso, para apoiar aplicativos em nuvem para cargas de trabalho de missão crítica com alta disponibilidade, nós lançamos agora em março as Zonas de Disponibilidade Azure na região. O lançamento é uma sequência da disponibilidade do Microsoft 365 Multi-Geo no Brasil, anunciada no mês passado, que oferece aos clientes a possibilidade de ampliar a utilização do Microsoft 365 tenant para armazenar dados de usuários em uma ou mais das 16 geografias disponíveis. Em breve, teremos o Dynamics 365 e Power Platform, que devem estar disponíveis ainda no primeiro semestre desse ano, além disso, a região crescerá para acomodar mais duas localidades de Express Route em 2021

Já durante o Microsoft Ignite 2021, diversos anúncios foram feitos com foco na evolução das ferramentas voltadas ao universo B2B. Por exemplo, o anúncio dos novos recursos para o Microsoft Power Platform, que oferecem a experiência de desenvolvimento low-code para a criação de aplicações que visam a atingir objetivos estratégicos em toda a empresa e garantir a segurança e governança. Além disso, foi anunciado também a versão prévia pública completa dos novos recursos para Power BI Premium, fornecendo análises unificadas de autoatendimento e BI corporativo para todos os usuários e organizações. A atualização inclui mudanças de arquitetura para melhorias pelo painel de desempenho, estabilidade e segurança.

O Power BI Premium também incluirá agora recursos como escala automática, que adiciona automaticamente capacidade para atender cargas de trabalho de pico, e métricas de utilização para gerenciar a adoção e impulsionar as melhores práticas. Todos os lançamentos e anúncios feitos durante o Microsoft Ignite 2021 estão disponíveis aqui.

Ainda, anunciamos recentemente as nuvens específicas para cada indústria, sendo elas varejo, saúde, serviços financeiros, manufatura e ONGs, que contam com as nossas soluções, incluindo o Dynamics 365 e todas as ferramentas do Power Platform, personalizadas de acordo com a necessidade de cada indústria. Assim, os clientes conseguem endereçar de forma ainda mais simplificada as suas demandas. As atualizações do Dynamics 365 e Power Platform, anunciadas durante o Microsoft Ignite, estarão disponíveis em breve.

Leia também:

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.