Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CPBR16 | Sala do Futuro da IA vai debater sobre regulamentação da tecnologia

Por| 09 de Julho de 2024 às 07h00

Link copiado!

Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

A Campus Party 2024 começa nesta terça-feira (9) e uma das principais atrações é o 1° Fórum do Marco Regulatório de IA, que contará com palestras, workshops e debates dos mais variados. Para te preparar para a festa, o Canaltech conversou com um dos idealizadores da Sala do Futuro da IA, que promete um ambiente interativo para debater a regulamentação da inteligência artificial no Brasil.

As atividades da Sala do Futuro da IA são realizadas entre os dias 10 e 11 de julho na Campus Party (veja a programação completa abaixo). Vale lembrar que é necessário comprar ingresso para conferir todas as experiências presencialmente, mas há uma opção para assistir às palestras de forma remota e gratuita no site oficial do evento.

Sala do Futuro da IA

Continua após a publicidade

Liderada pelo Cientista Chefe do ITS Ronaldo Lemos e por Ricardo Cappra do Cappra Institute, a Sala do Futuro da IA vai oferecer um espaço inédito na Campus Party para fazer brainstorming e promover a discussão sobre o tema. De acordo com um dos idealizadores, o foco será o da colaboração.

“Vamos criar um ambiente interativo e colaborativo onde especialistas de diversos setores, representantes da sociedade civil e interessados na temática possam se reunir para debater e cocriar diretrizes para a regulamentação da IA no Brasil”, aponta Cappra.

“Adiantando um pouco, os participantes serão divididos em grupos para atividades práticas, como empatia e dialética, exploração baseada em dados e diálogos mediados por IA, culminando em um mapa visual interconectado das discussões e propostas”, complementa.

Os visitantes poderão se juntar e conferir como a tecnologia da inteligência artificial pode alterar o dia a dia.

Programação

Confira a programação diária dos workshops da Sala do Futuro da IA: 

10 de julho

Continua após a publicidade
  • 10:00 - 12:30: boas-vindas e exploração dos problemas;
  • 16:00 - 18:00: exploração das possíveis recomendações.

11 de julho

  • 10:00 - 12:00: exploração dos problemas;
  • 14:00 - 16:00: exploração das possíveis recomendações;
  • 18:00 - 19:00: apresentação dos resultados e discussões finais.

As inscrições são limitadas e precisam ser feitas no próprio evento.

Continua após a publicidade

Regulamentação da IA é um passo importante no Brasil

O 1° Fórum do Marco Regulatório de IA promete tirar as dúvidas e explicar com clareza as necessidades de uma regulamentação brasileira da tecnologia. Ricardo Cappra frisa que a iniciativa é para todos.

“O fórum vai proporcionar um espaço para que a sociedade civil, especialistas, acadêmicos e representantes de organizações públicas e privadas possam discutir de maneira democrática e colaborativa as diretrizes e regulamentações para o uso da IA no Brasil”, destaca Cappra. “O objetivo principal é estabelecer premissas para um marco legal que não apenas promova a inovação e o desenvolvimento econômico, mas que também assegure a proteção dos direitos individuais e a melhoria da qualidade de vida da população”, acrescenta.

Vale lembrar que na Europa, o Conselho do continente já aprovou o texto com regras e proibições da chamada “Lei da IA” na região. Para o líder do Instituto Cappra, o Brasil está no caminho certo.

Continua após a publicidade

“No Brasil, existe um debate ativo e passos significativos em direção à regulamentação da IA”, lembra o executivo. “Além disso, estamos trabalhando na criação de um manifesto com recomendações baseadas em evidências, que servirá como guia para decisões políticas e empresariais sobre IA. Nosso objetivo é assegurar que a regulamentação da IA no Brasil seja desenvolvida de forma ética, inclusiva e alinhada com os interesses da sociedade”, finaliza.

A Campus Party Brasil 2024 ocorre entre os dias 9 e 14 de julho no Expo Center Norte em São Paulo — o Canaltech separou os destaques para você.