Braço de filantropia da Ford fomenta negócios de impacto social no Brasil
Por André Fogaça | 14 de Junho de 2017 às 17h55
Durante a Campus Party de Brasília, que acontece entre os dias 14 e 18 de junho, a Ford Fund, parte da Ford que trabalha em filantropia, anunciou uma parceria com a ONG Artemisia. O objetivo é de fomentar a criação de negócios de impacto social, que podem melhorar a mobilidade de pessoas de baixa renda.
O objetivo da união das duas empresas é de encontrar desafios focados em mobilidade urbana e rural, juntar ideias de startups (que estejam na parte de prototipagem e primeiras vendas) que miram nas soluções para estes problemas e, por fim, acelerar seu desenvolvimento durante seis meses. A metodologia utilizada será baseada no que a Artemisia já faz em seus projetos e cursos, focados no público das classes C, D e E.
Ford Fund e Artemisia também ajudarão com a proximidade das startups com ferramentas, conteúdos e outros empreendedores. As inscrições para o programa começam em agosto de 2017 e ele será ministrado em dois encontros durante os seis meses. Os workshops serão feitos na capital paulista, de forma presencial e a Artemisia manterá contato próximo até mesmo depois do final do programa.
Ao todo serão selecionados 20 projetos diferentes e que participarão dos encontros e workshops. Destes, três ou mais serão selecionados e receberão investimento em fundos da Ford Fund. Não há custos para as startups selecionadas durante o curso.
Atualmente a Ford Fund já conta com projetos sociais no Brasil, como a capacitação em em mecânica, eletricidade veicular e informática, para jovens carentes. Educação de adultos, clínica odontológica móvel para crianças de até 15 anos, indo até a transformação de fardas industriais em mochilas escolares ecossustentáveis.
O jornalista viajou para Brasília a convite da Ford.