Samsung trabalha em câmera de 600 MP que supera o olho humano
Depois da guerra dos núcleos (dual! quad! octa!) e do número de câmeras nos celulares, tudo indica que o novo campo de batalha é um velho conhecido do público: os megapixels. E a Samsung não quer ficar de fora da disputa, definindo como objetivo desenvolver um sensor capaz de registrar 600 megapixels (milhões de pontos).
A meta foi divulgada em um editorial, assinado pelo chefe da equipe responsável pelos sensores fotográficos da Samsung, Yongin Park. A empresa atualmente já oferece sensores de 108 megapixels, usados por exemplo no Galaxy S20 Ultra. A quantidade de pontos no sensor permite, por exemplo, combinar a informação de luz e cor registrada em nove pontos como se fosse um só – reduzindo a resolução máxima neste caso para 12 megapixels.
- Smartphone com câmera de 192 megapixels pode ser anunciado em maio
- Xiaomi estaria desenvolvendo um celular com câmera de 144 MP
600 megapixels
O executivo citou que o olho humano é capaz de registrar o equivalente a 500 megapixels, mas que seu grupo trabalha com o objetivo de oferecer um sensor de 600 MP “para todos”. Park não deixa claro se o produto seria para um smartphone, listando outros usos possíveis para a tecnologia, como carros autônomos, drones e internet das coisas.
Um desafio listado é que, quanto mais pixels, maior a área ocupada potencialmente pelo sensor, especialmente em uma época em que a lei de Moore – a observação de que o número de transístores em uma mesma área dobrava a cada 18 meses – se mostrou inviável.
Outros sentidos
Park não tratou apenas dos sensores fotográficos em seu texto, citando o desenvolvimento de sensores que vão além da capacidade humana. Ele listou como exemplo sensores de luz ultravioleta para ajudar a diagnosticar câncer de pele ou de luz infravermelha para uso na agricultura.
Segundo o texto, a Samsung estaria investigando ainda sensores capazes de registrar gosto ou cheiro, ambos ainda longe de chegarem ao mercado. Park se mostra otimista, entretanto, citando o potencial de utilizar a tecnologia para “transformar o invisível em algo visível”.
Fonte: Samsung
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.