NASA libera mais de 8 mil fotografias do programa espacial Apollo na internet

Por Redação | 06 de Outubro de 2015 às 09h45
photo_camera Apollo Project Archive/Flickr

A curiosidade humana em relação ao espaço sideral é algo que nos fascina há séculos, mas a tecnologia que permite a nossa imersão neste ambiente ainda é bem recente.

Algumas das principais missões espaciais que partiram da Terra foram planejadas e executadas pela NASA, a agência espacial dos Estados Unidos. Dentre elas está o Projeto Apollo, conduzido entre 1961 e 1972 e que tinha como principal objetivo levar o homem à Lua pela primeira vez.

O feito foi alcançado durante a missão Apollo 11, tripulada pelos astronautas Michael Collins, Edwin “Buzz” Aldrin e Neil Armstrong, o primeiro ser humano a pisar na Lua, em 25 de maio de 1961. Muitas fotografias capturaram inúmeros momentos ao longo de todo o programa, que durou mais de uma década e teve várias missões tripuladas e não-tripuladas.

Nesta semana, a NASA divulgou na web mais de 8,4 mil fotos relacionadas ao projeto — clique aqui para acessar. As imagens estão disponíveis em um perfil no Flickr e podem ser visualizadas na web ou baixadas para o seu computador ou celular. No arquivo estão fotografias das mais variadas que mostram veículos e módulos espaciais na Lua, visões do espaço, a Lua e ainda belas fotos da Terra vista a partir de nosso satélite natural.

Arquivo do Projeto Apollo
Arquivo do Projeto Apollo

As mais de 8,4 mil fotografias estão organizadas em 103 álbuns dentro do serviço de armazenamento de imagem. Juntas, elas criam um álbum incrível, uma representação bastante rica de uma das ocasiões mais marcantes da história da humanidade e da exploração espacial.

Arquivo do Projeto Apollo

Fonte: Project Apollo Archive/Flickr

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.