Como salvar as fotos da sua câmera digital automaticamente na nuvem

Por Joyce Macedo

Nem todos são adeptos de fotografar usando apenas o smartphone, certo? Se você não abre mão da boa e “velha” câmera fotográfica digital, saiba que existem maneiras bem práticas de fazer o upload das suas imagens para a nuvem automaticamente, da mesma forma que acontece com os smartphones (ou quase isso).

Caso a sua câmera não possua Wi-Fi embutido, será preciso o auxílio de outro hardware para resolver esse problema. Veja algumas dicas que vão facilitar sua vida na hora de enviar fotos de câmeras digitais para um local de armazenamento na nuvem e acessá-las de qualquer lugar.

Faça o upload de suas fotos automaticamente usando o computador

Conforme dito anteriormente, se a sua câmera não possui Wi-Fi embutido, você não vai conseguir enviar as suas fotos diretamente para a nuvem sem a ajuda de outro tipo de dispositivo. No entanto, basta que você conecte a câmera digital no computador com o auxílio de um cabo USB – ou remova o cartão de memória e o coloque diretamente no P – para conseguir realizar o upload imediato de suas fotos para a nuvem. O Dropbox pode ser muito útil nesses casos.

Se você já possui o Dropbox instalado, basta configurá-lo para importar as imagens para sua conta sempre que uma câmera ou cartão de memória for conectado ao computador. Para isso, ative o recurso "Envio da câmera". Assim que você conecta um novo dispositivo de mídia, o programa já abre uma caixa de diálogo do Envio da câmera. Feito isso, é só iniciar a importação.

Dropbox envio da câmera

Caso isso não funcione, certifique-se de que você tem a versão mais recente do aplicativo para desktop. Em seguida, siga os seguintes passos:

1. Conecte a câmera digital ou cartão de memória ao computador.

2. Clique no ícone do Dropbox na bandeja do sistema, vá no ícone de engrenagem e selecione Preferências.

Dropbox Envio da câmera

3. Na aba Importar, clique em Alterar as configurações de Reprodução automática, localizada na seção Envio da câmera.

Dropbox Envio da câmera

4. Você verá configurações de Reprodução automática em uma nova janela.

5. Para habilitar o recurso Envio da câmera, clique no menu ao lado de dispositivos de mídia e selecione Importar imagens e vídeo usando o Dropbox.

Para desabilitar o recurso Envio da câmera, clique no menu ao lado da câmera, celular ou outro dispositivo de mídia e selecione Não realizar ação. O Envio da câmera tenta importar fotos e vídeos de maneira inteligente. O recurso reinicia do ponto em que parou da última vez e só envia os vídeos e fotos que ainda não foram enviados para a pasta Envios da câmera.

Dropbox Envio da Câmera

Mas se você prefere utilizar o serviço de fotos do Google+, baixe o aplicativo Backup automático do Google+ no seu computador com Windows ou Mac. Uma vez instalado, ele permite que você faça backup automaticamente das fotos para o Google+ a qualquer momento.

Se na configuração você optar por fazer upload de fotos de câmeras, smartphones e cartões de armazenamento, sempre que você conectá-los ao PC o upload das fotos e dos vídeos será feito de forma instantânea. Assim como acontece no Dropbox, na primeira vez você será perguntado se deseja fazer isso. É possível alterar essas configurações no menu Preferências do backup automático. O serviço usa o Armazenamento do Google Drive e faz uploads em tamanho original por padrão. Você também pode alterar tudo isso nas configurações de upload.

Agora, se você utiliza o Windows 8.1, o One Drive pode te ajudar nesta tarefa. Ele irá realizar o upload de todas as imagens que estiverem salvas na pasta Rolo da Câmera. Basta importar as imagens para essa pasta quando você conectar sua câmera ao PC e elas serão automaticamente enviadas para sua conta no OneDrive.

OneDrive Rolo da câmera

Já usuários de Mac podem utilizar o aplicativo de Fotos para salvar suas imagens na nova Biblioteca de Fotos do iCloud.

iCloud Photo Library

Cartão de memória SD com rede Wi-Fi integrada

Você pode adicionar recursos Wi-Fi em uma câmera digital comum com o a ajuda de um cartão de memória SD com rede sem fio integrada. Esse tipo de cartão permite que você envie suas fotos para um serviço de armazenamento na nuvem ou simplesmente as transfira para um computador que esteja por perto sem a necessidade de cabos.

Assim que o cartão é inserido na câmera ou em outro dispositivo, é criada uma rede Wi-Fi que pode ser acessada por senha, e todos os arquivos inseridos no cartão poderão então ser compartilhados com smartphones, tablets, notebooks e desktops. O modelo mais popular é o SanDisk Eye-Fi, mas existe uma série de opções disponíveis no mercado. Aqui no Brasil podemos encontrar o cartão SD Wi-Fi Integrado CW-300, da DL. Ele é compatível com Android, iOS e Windows, oferece até 16 GB de armazenamento e tem preço sugerido de R$ 199. Não é necessário instalar qualquer aplicativo adicional para a utilização da rede.

Câmera com Wi-Fi Embutido

Samsung câmera smart

Se você ainda acha tudo isso muito trabalhoso, lembre-se que sempre existe a opção de comprar uma câmera do tipo "smart" que já venha com Wi-Fi embutido. São vários os modelos, desde gadgets com telas sensíveis ao toque e cheios de aplicativos, ou simplesmente com o recurso de Wi-Fi integrado. Esse tipo de câmera faz todo o trabalho sozinha, e você só precisa configurar as contas que deseja sincronizar com o aparelho. O modo de uso varia de acordo com o modelo escolhido, por isso é bom dar uma olhada em todas as especificações da câmera antes de comprá-la.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.