Como instalar e configurar o Dropbox no Windows 7

Por Ultradownloads

O Dropbox é um serviço de sincronização na nuvem (leia mais sobre computação em nuvem) que disponibiliza 2 GB de armazenamento de dados gratuitamente para você guardar qualquer tipo de arquivo, como documentos, fotos ou videos.

Ter os seus dados sincronizados na nuvem significa que você pode acessá-los de qualquer lugar do planeta e a qualquer hora, necessitando apenas de um computador conectado à internet. Para aqueles que vivem perdendo o pendrive ou mandam e-mails para si mesmo para guardar seus arquivos, o programa oferece uma solução muito mais simples e elegante para ter os seus arquivos disponíveis sempre que precisar.

Vamos aprender nesse passo a passo criado pelo Ultra Downloads como instalar e configurar o programa em computadores rodando o Windows 7:

Passo 1: Baixar o programa

Primeiro, faça o download do Dropbox em nosso site:

Download do Dropbox

Abra a pasta onde salvou o arquivo e inicie a instalação dando um duplo clique no instalador do Dropbox.

Passo 2: Instalação

Nessa primeira tela de instalação, basta clicar em "Install" para prosseguir, e então aguardar. As configurações serão feitas após o término dessa etapa.

Tela inicial de instalação do Dropbox
Tela de instalação

A próxima tela solicita que você insira os dados de sua conta Dropbox (caso tenha) ou então crie uma na hora. Como estamos fazendo uma instalação do zero, vamos criar uma conta selecionando a opção "I don't have a Dropbox account". Após selecionar clique em "Next":

Conta do Dropbox

Essa próxima etapa solicita seus dados para cadastro, exigindo apenas o nome, e-mail (que será o seu login daqui para frente) e uma senha, que deve ter no mínimo seis caracteres. Após preencher essas informações você deve selecionar a caixa "I have read and agree to the Terms of Service", onde você está concordando os termos de uso do serviço, e clicar em "Next":

Cadastro de uma conta no Dropbox

Agora você tem a opção de assinar uma conta gratuita com 2 GB de espaço de armazenamento ou contratar planos de 50 GB ou 100 GB por uma quantia mensal. Esse tutorial é focado na conta gratuita, então selecionamos a opção 2 GB e clicamos em "Next":

Seleção de planos Dropbox

Agora chegou a etapa da instalação que confunde muitos usuários: a configuração do programa. Temos duas opções, "Typical", que cria uma pasta chamada "Dropbox" no diretório pessoal do usuário, no mesmo local que Documentos e Imagens; e "Advanced", que deixa você escolher uma ou várias pastas para sincronizar com a nuvem.

Cada uma das opções possui suas vantagens e desvantagens, mas recomendamos a utilização das configurações típicas, pois assim todas as informações que você deseja sincronizar ficam em uma só pasta, evitando que você mande arquivos errados para a nuvem por descuido.

Escolhendo a opção "Typical", damos prosseguimento à instalação clicando em "Install":

Escolha das configurações do Dropbox

Pronto! O Dropbox agora está instalado corretamente em seu sistema e basta transferir seus arquivos para a pasta correta que eles serão automaticamente sincronizados!

Fim da instalação

Parte 3: Usando o Dropbox

A utilização do Dropbox é muito simples. Logo após a instalação, uma pasta Dropbox é adicionada aos favoritos do sistema, e basta transferir os seus arquivos para ela que eles serão automaticamente sincronizados com a nuvem, ficando acessíveis em qualquer computador com acesso à internet.

Pasta Dropbox

A pasta do Dropbox fica localizada no seu diretório pessoal, sendo possível criar atalhos em qualquer parte do Windows.

Pasta Dropbox no diretório pessoal

Parte 4: Acesse seus arquivos de qualquer lugar

Depois do processo de instalação e configuração, alguns devem estar se perguntando: "vou ter que instalar o Dropbox em todos os computadores que eu utilizar?". A resposta é não. O programa foi criado para facilitar o processo de sincronização de dados, mas não é indispensável para acessar os seus arquivos.

O site do Dropbox é uma alternativa para aqueles que acessam um computador pela primeira vez e necessitam acessar seus arquivos e não podem ou não desejam baixar o programa.

Site do Dropbox

Como você pode observar na figura abaixo, a organização dos seus arquivos é a mesma que aparece no seu computador.

Acesso aos arquivos pela internet

Agora você não tem mais desculpas para esquecer os seus arquivos! Você pode acessá-los de qualquer lugar do mundo depois que sincronizá-los com seu computador.

Espero que tenha gostado do Dropbox. Ficou alguma dúvida? Mande sua pergunta pra nós!

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.