Conheça algumas expressões comuns no universo de Business Intelligence (BI)

Por Diego Elias

O Business Intelligence (BI) é um vasto universo composto por diferentes processos, pessoas, técnicas, disciplinas, tecnologias e ferramentas. Sua multidisciplinaridade contribui para a existência de um diversificado vocabulário de termos muito utilizados por quem lida com BI (diretamente ou não).

Para quem vai iniciar na área ou acabou de ingressar, pode se deparar com algumas dessas expressões que podem causar estranheza em um primeiro momento, o que é absolutamente normal.

A seguir veremos a relação de alguns desses termos, com o objetivo de elucidar o significado de cada um:

Stakeholders - Não é um termo exclusivo, mas que quando aplicado à área refere-se às pessoas que direta ou indiretamente exercem influência sobre o projeto e utilização do BI.

Data Warehouse - Principal tecnologia utilizada para o desenvolvimento de sistemas de BI, na qual é criado um repositório para armazenar as informações com uma arquitetura e modelagem específica. Também chamado no português de “Armazém de Dados”.

Data Mart - Divisão dos dados do Data Warehouse em subconjuntos referentes a determinados assuntos. Normalmente, o conjunto de Data Marts compõe o Data Warehouse.

Modelagem Multidimensional - Chamado também de modelagem dimensional, trata-se do tipo de modelagem normalmente utilizado para a construção de um Data Warehouse. Caracteriza-se pela intuitividade e alta performance proporcionada por sua estrutura.

OLAP - On-line Analytical Processing (OLAP) é a capacidade de analisar de forma geral os grandes volumes de dados do Data Warehouse. Aplicações OLAP são as ferramentas que efetuam a análise e manipulação das informações em múltiplas perspectivas.

OLTP - On-line Transaction Processing (OLTP) refere-se aos sistemas transacionais, que são aqueles utilizados no dia a dia para o processamento dos dados rotineiros de uma empresa.

Indicadores - Termo referente ao recurso que tem como função medir e avaliar o desempenho dos negócios de forma quantitativa.

Dimensão - Termo técnico referente à entidade que, na construção do Data Warehouse, é utilizado para composição de análises e relatórios, armazenando dados descritivos e qualificando a respectiva métrica associada.

Fato - Termo técnico referente à entidade que, na construção de Data Warehouse, é utilizada para composição de análises e relatórios, armazenando métricas e quantificando o respectivo descritivo associado.

ETL - Sigla originária do inglês Extract, Transform and Load que referencia o processo de extração, transformação e carga que os dados são submetidos antes de ingressar ao repositório de dados do Data Warehouse.

Star Schema - Tipo de modelagem multidimensional com formato característico semelhante à estrutura estelar. Também chamado de “modelo estrela”.

Snow Flake - Tipo de modelagem multidimensional com formato característico semelhante à estrutura do floco de neve. Também chamado de “modelo floco de neve”.

Usuário - Apesar desse termo não ser exclusivo do BI, nesta área “usuário” normalmente é utilizado para designar as pessoas que utilizam diretamente a solução, composta geralmente por gestores ou analistas de negócios.

Data Mining - Processo capaz de efetuar prospecção de grandes volumes de dados, normalmente armazenados no Data Warehouse, para descoberta de correlações, associações e padrões de informações que agreguem perspectivas importantes à tomada de decisão. Também chamado no português de “Mineração de Dados”.

Com essas palavras em mente, agora fica mais fácil de se aprofundar de vez nesse universo chamado BI.