SAP pretende abrir capital da Qualtrics
Por Stephanie Kohn |
A SAP anunciou a intenção de abrir o capital da Qualtrics por meio de uma oferta pública inicial (IPO) nos Estados Unidos. A companhia alemã comprou a empresa de monitoramento de dados em novembro de 2018 por um acordo no valor de US$ 8 bilhões. A aquisição foi a segunda maior da história da SAP, que quatro anos antes pagou US$ 8,3 bilhões pela a empresa de gerenciamento de gastos Concur.
A alemã pretende permanecer com participação majoritária na Qualtrics e o principal objetivo do IPO é fortalecer a capacidade da empresa de exercer seu pleno potencial no mercado de atuação. A abertura de capital ajudará a incrementar a autonomia da companhia e ampliar sua presença na base de clientes da SAP e em outros segmentos.
“A aquisição da Qualtrics pela SAP foi um grande sucesso e superou nossas expectativas com um crescimento superior a 40% das soluções de nuvem em 2019. Isso representa um desempenho muito forte no cenário atual", afirmou Christian Klein, CEO da SAP, em comunicado oficial.
O executivo explica que trabalhou com Ryan Smith e Zig Serafin, fundador e presidente da Qualtrics, e juntos chegaram à conclusão de que uma oferta pública inicial representaria uma maior oportunidade para impulsionar a categoria de gestão de experiências, atender clientes, explorar sua própria estratégia de aquisição e seguir desenvolvendo seus melhores talentos.
Atual detentora de 100% das ações da Qualtrics, a SAP pretende manter a participação majoritária na Qualtrics, sem intenção de realizar spin-off nem alienar essa participação. Ryan Smith deseja ser o maior acionista individual. Como acionista majoritária, a companhia continuará a consolidar a Qualtrics em seus resultados e a transação não deverá ter impacto nas metas financeiras da SAP em 2020 ou a longo prazo.
Segundo o Financial Times, a SAP deve disponibilizar entre 10% a 15% da empresa para compra de investidores, mantendo para si a maioria das ações. A decisão final sobre o IPO, suas condições e prazos está sujeita a requisitos de mercado.
Vale lembrar que recentemente, o cofundador da SAP fez duras críticas quanto ao antigo CEO, Bill McDermott, especialmente em relação às aquisições. Segundo ele, o valor pago pela Qualtrics foi mais ou menos o dobro do que a empresa pode obter abrindo capital na bolsa. Leia aqui todas as percepções do executivo.
Sobre a Qualtrics
A Qualtrics monitora, registra e analisa em tempo real dados sobre marcas e produtoas em diversas fontes, incluindo email e redes sociais, fornecendo às empresas que a contrata relatórioas com informações para que essas empresas possam melhorar o relacionamento delas com seus clientes.
No primeiro trimestre deste ano, a companhia obteve 6,52 bilhões de euros, crescimento de 7% em receitas totais na comparação com o mesmo período do ano passado. Nas receitas das soluções em nuvem, o resultado foi 27% superior, concentrados principalmente na oferta de aplicações da Qualtrics e do SAP Customer Experience, que reúnem sistemas de relacionamento com clientes, e-commerce e marketing cloud.
Fonte: Isto É Dinheiro e Financial Times