SAP pretende abrir capital da Qualtrics

SAP pretende abrir capital da Qualtrics

Por Stephanie Kohn | 28 de Julho de 2020 às 12h37
Divulgação/SAP

A SAP anunciou a intenção de abrir o capital da Qualtrics por meio de uma oferta pública inicial (IPO) nos Estados Unidos. A companhia alemã comprou a empresa de monitoramento de dados em novembro de 2018 por um acordo no valor de US$ 8 bilhões. A aquisição foi a segunda maior da história da SAP, que quatro anos antes pagou US$ 8,3 bilhões pela a empresa de gerenciamento de gastos Concur.

A alemã pretende permanecer com participação majoritária na Qualtrics e o principal objetivo do IPO é fortalecer a capacidade da empresa de exercer seu pleno potencial no mercado de atuação. A abertura de capital ajudará a incrementar a autonomia da companhia e ampliar sua presença na base de clientes da SAP e em outros segmentos.

“A aquisição da Qualtrics pela SAP foi um grande sucesso e superou nossas expectativas com um crescimento superior a 40% das soluções de nuvem em 2019. Isso representa um desempenho muito forte no cenário atual", afirmou Christian Klein, CEO da SAP, em comunicado oficial.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O executivo explica que trabalhou com Ryan Smith e Zig Serafin, fundador e presidente da Qualtrics, e juntos chegaram à conclusão de que uma oferta pública inicial representaria uma maior oportunidade para impulsionar a categoria de gestão de experiências, atender clientes, explorar sua própria estratégia de aquisição e seguir desenvolvendo seus melhores talentos.

Atual detentora de 100% das ações da Qualtrics, a SAP pretende manter a participação majoritária na Qualtrics, sem intenção de realizar spin-off nem alienar essa participação. Ryan Smith deseja ser o maior acionista individual. Como acionista majoritária, a companhia continuará a consolidar a Qualtrics em seus resultados e a transação não deverá ter impacto nas metas financeiras da SAP em 2020 ou a longo prazo.

Segundo o Financial Times, a SAP deve disponibilizar entre 10% a 15% da empresa para compra de investidores, mantendo para si a maioria das ações. A decisão final sobre o IPO, suas condições e prazos está sujeita a requisitos de mercado.

Vale lembrar que recentemente, o cofundador da SAP fez duras críticas quanto ao antigo CEO, Bill McDermott, especialmente em relação às aquisições. Segundo ele, o valor pago pela Qualtrics foi mais ou menos o dobro do que a empresa pode obter abrindo capital na bolsa. Leia aqui todas as percepções do executivo.

Sobre a Qualtrics

A Qualtrics monitora, registra e analisa em tempo real dados sobre marcas e produtoas em diversas fontes, incluindo email e redes sociais, fornecendo às empresas que a contrata relatórioas com informações para que essas empresas possam melhorar o relacionamento delas com seus clientes.

No primeiro trimestre deste ano, a companhia obteve 6,52 bilhões de euros, crescimento de 7% em receitas totais na comparação com o mesmo período do ano passado. Nas receitas das soluções em nuvem, o resultado foi 27% superior, concentrados principalmente na oferta de aplicações da Qualtrics e do SAP Customer Experience, que reúnem sistemas de relacionamento com clientes, e-commerce e marketing cloud.

Fonte: Isto É Dinheiro e Financial Times

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.