Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Manobra de bilionário faz ações da Sony subirem nesta segunda-feira (8)

Por| 08 de Abril de 2019 às 17h59

Link copiado!

público
público
Tudo sobre Sony

Nesta segunda-feira (8), as ações da Sony estão decolando por causa de Dan Loeb, um dos maiores investidores do mercado. De acordo com fontes do mercado, o chefe da Third Point Capital está tentando levantar cerca de U$ 1 bilhão para comprar ações da Sony, aumentando sua participação na empresa e tendo poder para forçar algumas mudanças administrativas na companhia.

Essa não é a primeira vez que Loeb se mostra interessado na empresa. Em 2013, o executivo liderou uma campanha para que a Sony separasse sua divisão de entretenimento da companhia principal e a transformasse em uma empresa própria, alegando que a divisão não trazia o lucro esperado para a companhia porque era mal administrada e deixada em segundo plano pela companhia, que só se preocupava com sua divisão de eletrônicos.

Após três meses de negociações com Loeb, os executivos da companhia decidiram por não fazer nenhuma mudança, mantendo a divisão de entretenimento — que consiste de um estúdio de cinema (Sony Pictures) e uma gravadora (Sony Music) —, que teria um futuro melhor como parte integrante da Sony.

Nos últimos anos, as ações da Sony tem aumentado devido ao enorme sucesso do PlayStation 4, mas sua divisão de entretenimento ainda é vista como algo secundário dentro da companhia. De acordo com a Reuters, Loeb acredita que os estúdios da Sony podem ser alvo de compras tanto da Amazon quanto para a Netflix (atualmente, a Sony produz a série The Tick para a Amazon Prime Video e The Crown para a Netflix), e por isso seria interessante uma separação da divisão da companhia principal. Também pode ter contribuído para a decisão de Loeb a mudança ocorrida no ano passado na chefia da Sony, que colocou Kenichiro Yoshida no papel de CEO, que desde que assumiu afirmou ver a divisão de entretenimento como um setor importante da empresa.

Continua após a publicidade

Com a notícia do interesse de Loeb, as ações da Sony na bolsa de Nova York subiram 7,3 pontos nesta segunda-feira. Caso siga em frente com o plano, essa não será a primeira vez que Loeb utiliza esse tipo de estratégia. No começo da década, o investidor fez a mesma coisa com o Yahoo, comprando ações até se tornar sócio majoritário e obrigando a empresa a fazer uma grande mudança em toda sua estrutura de gerência. Loeb vendeu as ações da marca em 2013, conseguindo um lucro de US$ 520 milhões no processo. O executivo acredita que conseguirá fazer a mesma coisa com a divisão de entretenimento da Sony, que possui direitos sobre franquias de cinema como Homens de Preto, Jumanji e Os Caça-Fantasmas, e contrato com artistas como Beyoncé, Daft Punk, Pearl Jam e Pharrel Williams.

Fonte: The Telegraph