Publicidade

Medo da pandemia mantém compras online em alta, confirma pesquisa

Por| Editado por Claudio Yuge | 23 de Novembro de 2021 às 23h00

Link copiado!

Envato/monkeybusiness
Envato/monkeybusiness

Com a aproximação da Black Friday, as lojas se preparam para receber os clientes, tanto no ambiente online quanto no offline. O que as pesquisas têm indicado, no entanto, é que muitos consumidores devem preferir o ambiente virtual para comprar na data.

Uma pesquisa da Conversion aponta que 62,96% dos consumidores brasileiros vão fazer compras somente pela internet na data. O motivo? O medo de se contaminar com covid-19 em estabelecimentos físicos. “Apesar de a reabertura de algumas cidades já ter sido totalmente concluída, a maior parte da população ainda tem algum receio em relação à pandemia”, diz Diego Ivo, CEO da Conversion.

Continua após a publicidade

O estudo ouviu 400 brasileiros conectados à internet para saber quais são as expectativas do consumidor para a Black Friday 2021. A expectativa é que a edição deste ano no Brasil seja a maior já registrada desde a chegada da data comemorativa por aqui. Em relação a 2020, o crescimento na intenção de compra é de 14,7%.

Neste ano, mais da metade (55,84%) dos consumidores pretende adquirir produtos e serviços cujos preços variam entre R$ 500 e R$ 3 mil. “Ainda que a maior parte deles (29,06%) chegue somente até R$ 1 mil, o valor pode ser considerado alto”, aponta Ivo.

Celulares e eletrônicos

O item mais desejado pelos consumidores são celulares, com 66,67% das intenções de compra, eletroeletrônicos em geral (60,68%), moda e acessórios (47,58%) e calçados (40,46%). “Embora 2020 tenha sido um marco no comércio eletrônico, justamente pela crise sanitária e pelo fechamento do comércio físico, este ano podemos esperar um varejo virtual mais maduro”, destaca Ivo.

Continua após a publicidade

Para ele, as atenções do consumidor agora se voltam às compras online por mais segurança e mais comodidade. Segundo o executivo, o medo de fraudes nesta Black Friday diminui em relação ao ano passado, mas ainda é um fator determinante. “Quando perguntados sobre o medo de fraudes, 80,63% dos consumidores afirmam que têm em algum grau”, revela.

As compras para o Natal lideram as intenções: 86,04% dos entrevistados usam a Black Friday para garantir os presentes de fim de ano. Os mais presenteados são os familiares próximos, como cônjuge e filhos.

Fonte: InfoMoney