Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Black Friday | Procon listas sites fraudulentos que você deve evitar

Por| 22 de Novembro de 2019 às 17h40

Link copiado!

Ariane Velasco
Ariane Velasco

Faltando exatamente uma semana para a Black Friday, muitos sites já estão oferecendo diversas promoções para seus clientes, que variam desde descontos até mesmo vantagens como garantia extendida e frete grátis. Mas, como bem sabemos, essa é a data preferida para que pessoas mal-intencionados tentem aplicar golpes, já que o fluxo de procura por produtos online aumenta muito nesse período.

Por isso, o Procon gosta de lembrar a todos nesta época de sua lista de sites que devem ser evitados. Trata-se de um levantamento que é feito pelo órgão desde setembro de 2014, onde ele lista os sites que possuem reclamações registradas por consumidores, cujos donos foram notificados e escolheram não responder ou então não foram sequer encontrados.

Assim, a lista serve de alerta para que os consumidores evitem esses endereços, pois se tratam ou de estabelecimentos que não respeitam o Código de Defesa do Consumidor e podem te deixar sem qualquer tipo de apoio caso ocorra algum problema em sua compra, ou são mesmo endereços fraudulentos criados para aplicar golpes nos consumidores.

Continua após a publicidade

Dos 307 endereços existentes na lista, apenas 120 (cerca de 40% do total) eram lojas virtuais que ainda estavam no ar quando a reclamação foi registrada no Procon, o que é um bom indício de que mais da metade dos endereços cadastrados eram realmente de sites falsos criados para aplicar golpes durante a Black Friday, vendendo produtos inexistentes com descontos enormes e tirando o site do ar antes que qualquer reclamação pudesse ser feita.

Agora, desses 120 sites que possuem uma reclamação registrada no Procon e que ainda estavam no ar no momento do registro, apenas 7 ainda continuam operacionais durante esta Black Friday. Então, de acordo com o Procon, deve-se desconfiar que qualquer propaganda de promoção de Black Friday que você encontrar nos sites Dona Dona, CIA das Lentes, Netlens, Paradise Imports, Corpo Perfeito, Coquelux e Rei dos Anabols. Todos eles possuem reclamações de clientes registradas no Procon que foram completamente ignoradas pelos responsáveis.

Mas, mesmo que apenas sete lojas ainda estejam em operação, é recomendado deixar a lista do Procon nos favoritos e checar se o endereço que está te oferecendo aquela promoção incrível por um preço que você nunca viu não faz parte dela, pois é relativamente comum golpistas reativarem um site apenas durante o período da Black Friday no intuito de conseguir vítimas fáceis.

Fonte: Procon