Black Friday ou Cyber Monday, qual vale mais a pena?
Por Redação • Editado por Bruno Salutes | •
Com o fim de ano chegando, estamos cada vez mais próximos de datas comemorativas como o Natal e o Ano Novo. Para aumentar as vendas no segundo semestre do ano, diversas lojas se preparam para eventos como a Black Friday e a Cyber Monday. Entenda a diferença entre as datas.
- Black Friday no Canaltech: clique e não perca produtos e ofertas em destaque
- Black Friday | 5 dicas para evitar problemas com as compras
A cada ano esses eventos comerciais, originalmente criados nos Estados Unidos, vêm conquistando mais visibilidade em todo o Brasil. Com a popularidade das datas, cria-se oportunidade para as pessoas conseguirem bons descontos nas suas compras de fim de ano.
Nessa perspectiva, enquanto as lojas oferecem promoções vantajosas aos clientes, esses eventos também são uma maneira de aumentar as vendas dos lojistas no final de ano. Para a edição de 2022 da Black Friday, a expectativa dos comerciantes é alta. Segundo uma estimativa feita pela Abcomm, a data deve movimentar cerca de R$ 6,05 bilhões no e-commerce.
Qual a diferença entre Black Friday e Cyber Monday?
A Black Friday é um evento bem conhecido entre os brasileiros, mas você já ouviu falar da Cyber Monday? Em tradução para o português, a "Segunda-Feira Cibernética" foi criada em 2005, nos Estados Unidos, com o intuito de promover e aumentar as vendas online nessa época do ano, estendendo o período de ofertas.
Historicamente, a Cyber Monday ocorre na primeira segunda-feira, após o dia de ação de graças, logo depois da Black Friday. Em 2022, a Black Friday está marcada para o dia 25 de novembro e a “segunda-feira cibernética” para o dia 28.
Assim como a Black Friday, a Cyber Monday tem um grande potencial de negócio, principalmente quando o assunto é comércio eletrônico. Ainda que o evento não tenha a venda de produtos eletrônicos como seu único alvo, a expressão "Cyber" em seu nome refere-se a modalidade de venda, uma vez que sua ação de marketing é planejada especificamente para compras online.
A principal diferença entre as duas datas, é o fato da Cyber Monday ser um evento exclusivamente online. Inicialmente, os principais produtos ofertados eram focados no segmento de gadgets, smartphones, notebooks e outros produtos eletrônicos. No entanto, com o passar do tempo, a “segunda-feira cibernética” passou a abranger novas categorias como brinquedos, moda e acessórios.
Sendo assim, enquanto a Black Friday surgiu no contexto das lojas físicas, a Cyber Monday é um dos principais eventos que deram base ao mercado de e-commerce (comércio virtual) que conhecemos hoje em dia.
Black Friday ou Cyber Monday: qual vale mais a pena?
Para descobrir qual evento vale mais a pena, é preciso pensar sobre qual tipo de produto você está procurando. É possível encontrar ofertas interessantes, tanto na Black Friday, quanto na Cyber Monday. Entretanto, no Brasil, é preciso considerar que o primeiro evento tem mais visibilidade.
Mesmo assim, caso os produtos do seu interesse não tenham recebido o desconto que você esperava, a Cyber Monday pode ser uma segunda chance de adquirir o item com um bom preço.
Vale ressaltar que, mesmo abrangendo outras categorias de produtos ao longo do tempo, as ofertas do segundo evento ainda são bem focadas em aparelhos eletrônicos como celulares, notebooks, eletrodomésticos, consoles, games, periféricos de computador e etc.
Por fim, para garantir os melhores descontos, você pode contar com a equipe do Canaltech Ofertas. Fique atento, também, aos grupos de WhatsApp e Telegram para não perder nenhuma dica e adquirir os itens de desejo com promoções reais.
Canaltech no YouTube
Os celulares, mais uma vez, estão entre os produtos mais desejados da Black Friday. Se os aparelhos também estão na sua mira, assista ao vídeo MELHORES SMARTPHONES PARA COMPRAR AINDA EM 2022, confira os modelos mais indicados e se inscreva no Canaltech no YouTube.