Will Smith vira protagonista de Matrix graças aos deepfakes

Will Smith vira protagonista de Matrix graças aos deepfakes

Por Nathan Vieira | 11 de Setembro de 2019 às 08h15
Reprodução/YouTube

Por um lado, o deepfake é um recurso que tem atraído a atenção de muita gente, responsável por momentos de diversão. Por outro, é alvo de preocupação dos especialistas, o que levou inclusive a Microsoft e o Facebook a promoverem um concurso para justamente incentivar maneiras eficazes de detectar vídeos que foram alterados por essa ferramenta. No entanto, na última semana, a internet resolveu aproveitar a parte boa dos deepfakes para proporcionar um vídeo um tanto inusitado: trata-se de cenas da franquia Matrix, mas ao invés de Keanu Reeves no papel de Neo, a brincadeira colocou Will Smith na pele do personagem.

Basicamente, os deepfakes são aqueles recursos que colocam o rosto de uma pessoa em algum vídeo (com o auxílio de uma inteligência artificial), com a intenção de ser o mais realista possível, chegando a causar confusão. A ideia dessa ferramenta já fez parte até dos cinemas, como em Forrest Gump, de 1994, com Tom Hanks inserido em um filme antigo.

O vídeo de cenas de Matrix com a presença de Will Smith já chegou a mais de 470 mil visualizações no instante da redação desta notícia. Na legenda, o canal responsável por hospedar o conteúdo escreveu: "Foi oferecido originalmente a Will Smith o papel de Neo nos filmes originais de Matrix, mas ele recusou. Aqui está como poderia ter sido, se ele tivesse dito que sim".

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O resultado é surpreendentemente convincente; confira:

E é justamente o realismo presente nos deepfakes que divertem (e assustam!) as pessoas. Nesse caso, parece mesmo que foi Will Smith o ator responsável por encarnar o personagem principal da franquia. No entanto, essa ferramenta gera muitas questões delicadas, como o problema das fake news, que já é um mal que tem tomado conta da internet e poderia ser perigosamente intensificado com esse artifício.

E já que estamos falando de Matrix, é válido lembrar que o presidente da Warner Bros. Pictures, Toby Emmerich, já anunciou que a franquia vai ganhar uma quarta sequência. De acordo com ele, Matrix 4 traz de volta Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss em seus papéis como os protagonistas Neo e Trinity. A direção e o roteiro do novo filme vão ficar nas mãos de Lana Wachowski, que foi a responsável por escrever e dirigir a trilogia. Ainda não há data confirmada para estreia.

Fonte: Hypeness

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.