Publicidade

Observatório próximo a base Roswell é interditado sob circunstâncias misteriosas

Por| 13 de Setembro de 2018 às 17h57

Link copiado!

Observatório próximo a base Roswell é interditado sob circunstâncias misteriosas
Observatório próximo a base Roswell é interditado sob circunstâncias misteriosas

O Observatório Sunspot, no Novo México, EUA, foi emergencialmente evacuado sob circunstâncias misteriosas. O local, que desde 1958 é aberto ao público e oferece telescópios para observação de fenômenos solares, foi temporariamente fechado na primeira semana de setembro, segundo o que a porta-voz da instituição que gerencia o Observatório, a Association of Universities for Research in Astronomy (AURA), Shari Lifson, declarou.

"Nós decidimos evacuar o estabelecimento nesse momento como uma medida de segurança. A decisão foi nossa", disse Lifton, acrescentando que não poderia revelar os motivos por trás da medida. Os funcionários do Observatório foram aconselhados a não voltarem para seu local de trabalho até segunda ordem.

Na interdição, o prédio foi cercado por helicópteros Blackhawk, o que fez com que os presentes ligassem a medida de segurança ao FBI. "Havia um Blackhawk, um monte de gente em volta de antenas e equipes de trabalho em torres, mas ninguém nos dizia nada", informou Benny House, xerife do condado de Otero. "O FBI se recusa a nos dizer o que está se passando", disse House à mídia.

Continua após a publicidade

Ainda segundo Lifson, "Nós estamos trabalhando com as autoridades competentes nessas questões. As autoridades locais sabem e estão cientes da situação". Ela adicionou que "A evacuação é temporária. Nós reabriremos assim que for possível". Lifson não confirmou se o FBI está ou não envolvido na operação, mas o xerife House informou: "Ninguém vai nos contar qualquer coisa sobre as circunstâncias ou os motivos para a evacuação. O FBI estava lá. O propósito deles ninguém vai explicar". Em outro momento, House disse "Mas para o FBI se envolver tão rapidamente e de forma tão secreta, muita coisa deve estar acontecendo ali".

A equipe do FBI em Albuquerque foi questionada pela mídia e nenhuma resposta foi reportada até o momento.

Há cerca de 1,6 Km do Sunspot funciona o Apache Point Observatory (APO), um outro observatório que não foi evacuado. Isso causou todo tipo de especulação sobre quais mmotivos o FBI teria para esconder o que está acontecendo em Sunspot. Vale ressaltar que o Observatório evacuado fica a cerca de 200 km da base de Roswell, mundialmente famoso por uma suposta queda de uma nave alienígena, ocorrida em 1947.

Fonte: Daily News