Momo | Japonesa misteriosa ameaça internautas e assusta usuários do WhastApp

Por Ares Saturno | 19 de Julho de 2018 às 18h52

Um usuário do Facebook publicou que havia recebido uma ligação em seu telefone originada pelo número +81 345102539, com prefixo indicando ser um telefone registrado no Japão. A chamada vinha acompanhada de uma bizarra foto de perfil, que pode ser vista abaixo. Nas mensagens enviadas pelo número, a criatura mostrava conhecer o usuário do Facebook de forma íntima, chegando a acertar informações sobre seus familiares e onde viviam. Em seguida, o contato desconhecido começou a mandar fotos de meninas mortas e mensagens como "elas me lembram sua irmã".

Quando a história veio a público, milhares de internautas tentaram contato com o número por meio do WhatsApp. Lá, ao inserir o número de telefone, além da foto assustadora usada no perfil, há o nome Momo e alguns símbolos em katakana, um dos alfabetos japoneses. Quando os símbolos são traduzidos com ferramentas online, a frase "As pessoas me chamam de L" aparece.

Não faltam relatos de usuários das redes sociais que receberam as ameaças de Momo, ou L. É comum ver vídeos e capturas de tela mostrando que a pessoa do outro lado é capaz de se comunicar com fluência em diversos idiomas, além de sempre encontrar informações pessoais para ameaçar quem dá papo para ela.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Os redatores mais sem juízo do Canaltech até tentaram chamar Momo para brincar, mas sem sucesso. No WhatsApp, o perfil não conecta desde 11 de julho. Entretanto, as infomações repassadas pelos relatos no Facebook ainda estão disponíveis, como é possível ver na captura de tela abaixo:

A equipe do Canaltech tentou ser ameaçada por Momo/L, sem sucesso (Captura de Tela: Ares Saturno / Canaltech)

As lendas contam que Momo ou L seria o espírito de uma jovem japonesa brutalmente assassinada que está presa na rede, procurando vingança. Entretanto, por mais que a imagem seja assustadora, internautas descobriram quese trata de uma escultura de "mulher-pássaro", de propriedade de uma galeria de arte especializada em estética grotesca localizada em Ginza, Tóquio.

Turista tira onda ao lado de Momo (Imagem: Reprodução / Pinterest)

Especialistas em segurança na internet afirmam, entretanto, que Momo se trata de um golpe. Na opinião de Camilo Gutiérrez, chefe do departamento latino-americano da empresa de segurança cibernética ESET, as informações pessoais utilizadas por Momo para ameaçar quem cruza seu caminho são entregues ao contato no momento em que o número de telefone japonês é adicionado na agenda: "São técnicas que chamamos de engenharia social, pelas quais tentamos enganar o usuário, neste caso, aproveitando a curiosidade de saber o que acontece se você escrever esse número", explica Gutiérrez.

Fonte: Play Ground via Facebook, Sputnik Brasil

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.