12 momentos em que robôs protagonizaram falhas hilárias

Por Redação | 20 de Novembro de 2017 às 17h35
photo_camera Global News

A humanidade teme os robôs há muito tempo, desde que os mais pequenos eletrônicos começaram a se destacar no mercado. E agora, depois de vários anos de testes e evoluções, estamos presenciando uma "ameaça" verdadeira.

Enquanto assistimos aos experimentos darem certo e os humanoides querendo pegar nosso lugar no mercado de trabalho, também nos divertimos com as suas falhas. As apresentações não só impressionam, mas também mostram que os robôs ainda contam com muitos fatores a serem solucionados até que representem uma ameaça verdadeira a nosso estilo de vida.

Então, em vez de entrar em pânico, divirta-se com 12 falhas hilárias em apresentações de robôs por aí:

1) Knightscope K5 (Steve)

O Knightscope K5 foi criado para substituir vigias humanos. Os testes foram realizados na sede da empresa criadora do robô, que ganhou um nome humano – Steve – mas o resultado não foi nada satisfatório.

Em algum momento do seu turno, Steve cansou de trabalhar e seguiu em direção de uma fonte que decorava a empresa, onde foi encontrado "afogado". Ainda não ficou claro se o acidente foi proposital ou apenas um acidente.

2) Atlas

A Boston Dynamics não para de impressinar em suas apresentações, mas uma delas chamou a atenção do público que assistia pessoalmente a todas as funções do robô Atlas.

O pobre robô, que se apresentou junto ao seu companheiro Spot, teve uma boa performance até a hora de ir embora. Quando se dirigia à saída do palco, Atlas acabou pisando em falso e caindo, provocando sustos e risadas na plateia.

3) Atlas, de novo

E o Atlas não cansa de passar vergonha. Pouco tempo depois do incidente do palco, o robô protagonizou cenas hilárias novamente. Enquanto a máquina era exibida organizando caixas, Atlas se confundiu, errou o local em que ia posicionar um objeto, se desequilibrou e caiu.

4) Heinz Automato 2

Criado há mais de 10 anos, o Heinz Automato foi desenvolvido para servir condimentos, como catchup, em sanduíches. Mas, como o vídeo abaixo mostra, a ideia não deu nada certo.

A terceira versão do robô, no entanto, mostrou um desempenho bem melhor.

5) MMM 3000 Robotic Arm MK II

A fabricante de alimentos britânica Mattessons lançou uma competição: os participantes deveriam criar projetos de um robô que permitisse ao usuário comer alguns petiscos enquanto jogava videogame.

Um dos projetos escolhidos para ser executado pela empresa foi o do vídeo abaixo, que rendeu boas risadas:

6) Festo SmartBird

Alguns acidentes com robôs, além de engraçados, podem ser muito perigosos. Durante o evento de apresentação do SmartBird Festo, a ave robótica acabou mergulhando com tudo na plateia.

Obs: ninguém saiu machucado do incidente.

7) Sophia

A Houston Robotics foi um pouco mais longe no processo de desenvolvimento de seus robôs. Sophia foi criada com feições idênticas às dos seres humanos, mais especificamente para ser parecida com a atriz Audrey Hepburn.

Como se já não fosse assustadora o suficiente, Sophia solta uma frase um tanto quanto ameaçadora. Ao perguntar em tom de brincadeira se a robô gostaria de destruir os humanos, o criador de Sophia não contava com a resposta afirmativa. "Ok, eu vou destruir os humanos", disse.

8) Google Home

No vídeo que você pode conferir abaixo, dois dispositivos da Google Home ficaram por mais de cinco minutos discutindo. Em alguns momentos, eles chegaram até a trocar ofensas.

9) Honda ASIMO

Esta provavelmente é uma das falhas mais antigas já registradas. Nos anos 1980, o robô Honda ASIMO arrancou risadas do público japonês ao perder o equilíbrio enquanto subia as escadas. ASIMO caiu para trás e lá permaneceu deitado.

10) iRobot Roomba

O aspirador de pó Roomba foi desenvolvido para recolher pequenas sujeiras pela casa, mas, em uma tentativa de limpar fezes de um cachorro, o pequeno robô acabou piorando ainda mais a situação.

Ao passar por cima das fezes, este Roomba deixou rastros nojentos pela casa inteira. E é claro que a vítima desta situação registrou tudo em vídeo, no melhor estilo "rir para não chorar".

11) Aranha-Robô

Até mesmo o expert em robôs Grant Imahara já presenciou falhas de suas criações. No vídeo abaixo, é possível ver que o seu projeto de aranha gigante se recusa a obedecer os comandos corretamente. No final, a aranha chega a tombar, deixando o seu criador visivelmente sem graça.

12) Robôs de Simone Giertz

A entusiasta na fabricação de robôs, Simone Giertz, aproveita a sua criatividade para criar vídeos divertidos para o YouTube. Em suas publicações, ela posta projetos de robôs para as mais diferentes finalidades, mas nada dá exatamente certo.



Fonte: Geek

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.