Charles Martinet, dublador do Mario, confirma presença na Brasil Game Show 2018

Por Jessica Pinheiro | 28 de Março de 2018 às 12h59

Antes de ficar famoso por dublar um dos personagens mais icônicos do mundo dos videogames, Charles Martinet nasceu nos Estados Unidos, mas viveu fora de seu país natal por alguns anos enquanto se dedicava à carreira de ator por pelo menos quatro décadas.

Para encarnar Mario, o protagonista bigodudo da Nintendo, porém, o ator precisou ser indicado por um amigo. A partir disso, fez um teste para interpretar o personagem em um sistema de animação ao vivo em que interagia com o público em tempo real. Na ocasião, o diretor pediu a Martinet que simulasse a voz de um italiano que vivia no Brooklyn, um bairro típico de Nova Iorque. O primeiro pensamento do dublador foi dar uma voz repleta de sotaque carregado e rouca ao encanador. Depois, ele decidiu fazer uma voz mais amigável, que agradasse pessoas de todas as idades.

Ao suavizar a dublagem, Martinet foi escolhido como o interprete de voz de Mario, personagem com quem mantém uma relação desde o início da década de 90 até os dias atuais, completando quase 28 anos como o responsável por sons e expressões memoráveis que certamente todos os jogadores já ouviram e sabem a quem pertence.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Pioneiro da indústria

Martinet começou a trabalhar com a Nintendo em 1991 e foi o primeiro dublador do mundo a interpretar uma animação em tempo real, isto é, o Mario. Apesar de ter participado de jogos menos conhecidos, tais como Mario Teaches Typing, dentre outros, apenas em 1996 foi que o ator se consagrou com o lançamento de Super Mario 64.

Super Mario 64 foi responsável por muitos feitos na indústria dos games, revolucionando o 3D. Além disso, trouxe Martinet para os holofotes de vez (Imagem: Nintendo)

Neste inovador e memorável título, Martinet emprestou sua voz ao personagem e, a partir desse momento, deu voz a diversos outros personagens do universo de Mario, como Luigi, Wario, Waluigi, Toadworth, Metal Mario, dentre outros. A voz do dublador, por sinal, marca presença em um número admirável de jogos, chegando a mais de 100 títulos do Mario e games de outras séries, como Skies of Arcadia, Shadow of Destiny, The Elder Scrolls V: Skyrim, Bit Trip Runner, Tiger Woods PGA Tour e Senhor dos Anéis.

Presença na Brasil Game Show

A última visita de Martinet ao Brasil aconteceu em 2010, quando ele participou do Troféu Game World. Agora, finalmente, ele retorna como uma das atrações da 11ª edição da Brasil Game Show (BGS), que acontece em São Paulo entre 10 e 14 de outubro, no Expo Center Norte.

O ator e dublador estará na feira nos dias 11 e 12 de outubro de 2018 e promete agradar seus fãs e demais visitantes do evento com uma agenda cheia de compromissos voltados ao público. A programação de sua visita inclui sessões de Meet & Greet, momento em que as pessoas poderão tirar uma foto ao lado de Martinet, além de coletarem um autógrafo do convidado.

Além disso, haverá apresentações de painéis no BGS Talks, onde ele falará sobre os bastidores de seu trabalho e outras curiosidades. Martinet também será jurado de concursos de cosplay e ajudará a escolher os melhores cosplayers das competições que acontecerão durante a BGS.

“Os jogos do Mario marcaram gerações de gamers e foram fundamentais para a popularização dos videogames em todo o mundo. Trazer para a BGS o dono de uma das vozes mais icônicas e lendárias da indústria é motivo de muito orgulho e tenho certeza que será uma grande atração para os visitantes da feira”, comenta Marcelo Tavares, CEO e fundador da Brasil Game Show.

Martinet interpreta muitos personagens de jogos da Nintendo e já emprestou a voz para inúmeros outros títulos de outras franquias (Imagem: Great Big Story)

Outras atrações confirmadas

Além de Charles Martinet, a edição de 2018 da BGS já tem mais algumas figuras renomadas e internacionais da indústria confirmadas. Dentre os convidados estão, até o momento, Katsuhiro Harada, produtor da série de jogos de luta Tekken, que retorna ao evento depois de participar da 5ª edição, em 2012.

Daniel Pesina, intérprete de diversos personagens icônicos de Mortal Kombat, também estará presente no evento. Para agregar ainda mais ao lineup da feira, os jogadores brasileiros de Counter Strike: Global Offensive (CS: GO) Marcelo “coldzera”, Gabriel “FalleN”, Fernando “fer”, Epitácio “TACO” e Ricardo “boltz” também foram confirmados.

Apesar de ilustres, as personalidades da indústria são apenas algumas das atrações, já que o evento ainda conta com a presença de pelo menos 300 marcas, incluindo desenvolvedoras, publicadoras, fabricantes de hardware e estúdios independentes. Ao longo dos próximos meses, mais novidades prometem ser reveladas pela organização da BGS. Os ingressos já estão à venda!

Fonte: Brasil Game Show

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.