Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

BGS 2019 | Magic The Gathering mira crescimento nos eSports e consolida "Arena"

Por| 22 de Outubro de 2019 às 11h55

Link copiado!

Wizards of the Coast
Wizards of the Coast

Com pouco mais de 26 anos no Brasil, Magic The Gathering é uma das maiores "nerdices" que temos disponíveis em território nacional. Com uma comunidade das mais engajadas, o card game é capaz de reunir fãs e jogadores de diversas faixas etárias e que, certamente, estão sempre ansiosos para as novidades que a Wizards of the Coast, criadora do jogo, apresenta ao mercado

De um ano para cá, com a criação do Magic The Gathering Arena, a versão digital e online do card game, muito mais pessoas passaram a acompanhar o cenário do jogo e se interessaram em jogá-lo, propriamente. Mas, a estratégia da Wizards of the Coast acabou indo um pouco além do aumento do público em si; o foco também acabou se voltando para a entrada do jogo no cenário competitivo.

"O Magic The Gathering Arena foi criado, inicialmente para ser a melhor maneira de se assistir ao Magic, com o pensamento nos streamers. Mas, desde o Game Awards, quando anunciamos que nossos campeonatos teriam premiações somadas de US$ 10 milhões, o interesse aumentou", revela Carolina Moraes, coordenadora de comunidade do Magic The Gathering no Brasil, em entrevista ao Canaltech durante a Brasil Game Show 2019. "Desde então, anunciamos a Magic Pro League, que reúne os 32 melhores jogadores do mundo, e, no ano que vem, teremos a Rivals League, que será uma espécie de ponte entre os jogadores amadores e a Pro League", complementa Carolina.

Transição?

Continua após a publicidade

Transição não é bem a palavra quando falamos da versão digital do Magic The Gathering, pois o jogo físico continua a todo o vapor. No entanto, a criação do MTG Arena não acabou apenas por criar novas oportunidades de mercado para a Wizards of the Coast, mas também "ressuscitou" jogadores que há muito tempo haviam abandonado o título, além, é claro, de trazer novas pessoas para a base da comunidade.

Para o bicampeão mundial de Magic e membro da Pro League, Carlos "Jabba" Romão, a criação do MTG Arena conseguiu deixar um jogo que era, sim, complicado, mais acessível, com uma compilação dos turnos mais homogênea e atrativa. "Hoje em dia é primordial que os jogos sejam mais rápidos e dinâmicos e o MTG Arena conseguiu fazer isso com o Magic, o que, certamente, o tornou atrativo não apenas para jogar, mas também para assistir. O Arena descomplicou o Magic", comentou Jabba em entrevista ao Canaltech na maior feira de games da América Latina.

Sobre os eSports, Jabba ainda considera que o Magic está engatinhando, porém com o caminho todo pavimentado para o crescimento. "O ano de 2019 foi o ano de consolidação do jogo, com o lançamento oficial e o anúncio do calendário. Mas o ano de 2020 será muito melhor, pois [a Wizards of the Coast] eles aprenderam com as experiências desta temporada e levarão as melhorias necessárias para a próxima", avalia Jabba.

Continua após a publicidade

Falando mais especificamente do Brasil, que é o terceiro maior mercado de MTG Arena no mundo, o profissional avalia que existem movimentos interessantes no sentido de criação de campeonatos e também na descoberta de novos talentos, uma vez que, mesmo diante das dificuldades, o Brasil é uma das referências no Magic competitivo. "Em breve veremos mais times focados em card games eletrônicos e, com o MTG Arena, que é mais acessível e mais fácil de ser (e assistir) jogado, veremos muitos novos jogadores, inclusive no profissional, além de uma leva nova de streamers focados nisso, além, é claro, do aumento do público", prevê Jabba.

Pelo lado da Wizards of the Coast, Carolina Moraes revela que muitas ações estão sendo pensadas para o público brasileiro. "Além de trazer o game digital 100% em português, criamos a Magic Open House, que são eventos feitos trimestralmente em lojas pelo país e que ajudam novos jogadores a entrarem no mundo de Magic, ganhando seu primeiro deck e tendo o auxílio de tutores", explica.

Para quem quiser se arriscar e competir, a Wizards of The Coast deixou a plataforma do MTG Arena bem amistosa, não separando os servidores e os preparando de modo que o jogador possa enfrentar adversários do mesmo nível, que podem ir do Bronze até o Mítico.

Novidades em breve

Continua após a publicidade

Por ocasião da BGS 2019, a Wizards of The Coast revelou duas grandes novidades envolvendo o MTG Arena. Uma delas, é que, em breve, teremos o game disponível para usuários do macOS e, por último, mas não menos importante, uma série da Netflix inspirada no jogo será lançada no segundo semestre de 2019.