Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 5 maiores cemitérios de aviões e onde eles estão

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Fevereiro de 2023 às 09h00

Link copiado!

Divulgação/ Creative Commons Wikimedia
Divulgação/ Creative Commons Wikimedia

O mundo da aviação é apaixonante por diferentes motivos e obviamente a história centenária dessa indústria já fez surgir mais de uma centena de milhares de aeronaves, dos mais variados tamanhos e estilos. Mas, você já parou para imaginar para aonde vão os exemplares que deixam de voar e são encostados?

Se não estão em hangares pelos aeroportos mundo afora, a maioria esmagadora das aeronaves vai parar em cemitérios de aviões. Esses lugares abrigam modelos civis e militares que já não estão mais em operação e que podem ser datar de diferentes épocas.

Geralmente, esses cemitérios de aviões são localizados em regiões com baixa umidade e quase nenhuma chuva, justamente para que essas aeronaves possam ser mantidas em bom estado por mais tempo. Em alguns desses locais, há, inclusive, visitação aberta ao público.

Continua após a publicidade

Outro motivo para preservar, ao menos, parte das aeronaves, é que muitas delas ainda podem ser utilizadas, sobretudo aquelas que não são tão antigas. Não é incomum companhias aéreas recém-formadas buscarem esses aviões, arrendá-los, e colocá-los em operação.

Modelos ainda úteis como o Boeing 737-300, 747-400, Airbus A320, A319 e McDonnell Douglas MD-11 ainda podem ser adquiridos desses cemitérios em excelente estado de conservação e manutenção.

Veja abaixo os cinco maiores cemitérios de aviões do mundo e suas respectivas localidades.

Continua após a publicidade

5. Campo Khodynka (Rússia)

Localizado no Aeroporto Domodedovo, a 35km de Moscou, o Campo Khodynka já foi um aeroporto bem movimentado da região, abrigando voos internacionais e domésticos com boa frequência. Hoje se tornou praticamente um museu a céu aberto, com muitas aeronaves mutiladas e tantas outras ainda em ótimo estado de conservação.

Vale lembrar que, por aqui, só existem aviões de origem russa/soviética.

Continua após a publicidade

4. Teruel (Espanha)

Construído dentro do Aeroporto de Teruel, na Espanha, o Cemitério de Aviões de Teruel é o maior da Europa, com capacidade para 250 a 300 aeronaves grandes. A localização dessas instalações está a 1.100 metros do nível do mar, com clima predominantemente seco e frio, ajudando na preservação dos aviões.

Durante alguns anos, o local ficou relativamente vazio, mas depois da pandemia de covid-19 e a mudança nos rumos da aviação, as companhias aéreas começaram a enviar para lá suas maiores aeronaves, ou seja, o Boeing 747 e o Airbus A380, que se tornaram muito caros para operar. Prova disso é que tanto a Boeing quanto a Airbus já interromperam a produção desses monstros.

O perfil desse cemitério, porém, ainda é de aviões relativamente novos. Ou seja, há um trabalho constante de pintura, manutenção e reciclagem. Sendo assim, caso empresas como a LATAM ou a Azul queiram investir em aeronaves do porte de um 747, lá pode ser um lugar legal para comprar uma.

Continua após a publicidade

3. Aeroporto Phoenix Goodyear (Estados Unidos)

Com capacidade para 2.500 aeronaves, o Aeroporto Phoenix Goodyear não opera voos comerciais, apesar de ter pista e capacidade para tal. Hoje, esse local abriga somente aeronaves descartadas e realiza manutenções preventivas em modelos ainda em operação.

Diferente de outros cemitérios de aviões, devido a alta ocupação de funcionários e frequência constante de trabalhos nos aviões, o local não é aberto para turismo. Estima-se que, hoje, pouco mais de 200 aviões estejam por lá.

Continua após a publicidade

2. Aeroporto Southern California Logistics (Estados Unidos)

Localizado na cidade de Victorville, o Southern California Logistics é um aeroporto que opera somente voos de carga e logística, deixando as rotas com passageiros restritas apenas para aeronaves fretadas que desejam decolar dali. A estrutura é enorme e fica no deserto de Mojave, o mais seco dos Estados Unidos.

Apesar de ser um aeroporto de carga, seu vasto espaço permite guardar modelos comerciais grandes, como o Boeing 747, McDonnel Douglas DC-10 e MD11, Airbus A300 e até o clássico Lockheed Tristar. No caso dessa estrutura, só existem unidades completamente aposentadas, ou seja, apenas suas peças podem eventualmente serem aproveitadas.

Continua após a publicidade

1. Davis-Monthan (Estados Unidos)

Localizado próximo à cidade de Tucson, no estado do Arizona, o Davis-Monthan Air Force Base é uma base da força aérea dos EUA que abriga o maior cemitério de aeronaves do mundo. Atualmente, quase 5 mil aviões estão aterrados no local, entre modelos comerciais e militares.

O espaço tem mais de 10 mil m² e só pode ser visitado de ônibus, com uma excursão controlada pelo 309º Grupo de Manutenção e Regeneração Aeroespacial (309 AMARG), divisão que realiza o controle do cemitério e eventuais reparos nas aeronaves.

Continua após a publicidade

Esse alto número de aviões em comparação aos outros cemitérios é porque a maioria desses modelos é militar e de porte pequeno, mas existem cargueiros e aeronaves comerciais gigantes por lá.