Maior avião elétrico do mundo fará 1º voo em 2025; conheça o Heart X1
Por Paulo Amaral |
A Heart Aerospace, startup sueca especializada em aviões híbridos-elétricos, anunciou na última terça-feira (26), que o Heart X1, maior avião elétrico do mundo, fará seu voo inaugural no comecinho de 2025.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Embraer mostra primeiro protótipo de carro voador em tamanho real
- Exército Brasileiro terá drones com mísseis pela primeira vez
Em comunicado oficial, a empresa fundada em 2019 e sediada em Gotemburgo revelou que o local escolhido para a decolagem do voo histórico foi o Aeroporto Internacional de Plattsburgh, que fica localizado no Vale Champlain, próximo a Nova York.
“A decisão da Heart Aerospace de conduzir seu voo experimental totalmente elétrico a partir do Aeroporto Internacional de Plattsburgh reflete o forte compromisso do Condado de Clinton em avançar tecnologias de transporte de próxima geração”, comemorou Mark Henry, Presidente da Legislatura do Condado de Clinton.
De acordo com a fabricante, o voo inaugural do Heart X1 será um marco na história, pois a aeronave experimental servirá para “validar as capacidades da inovadora tecnologia de propulsão elétrica da Heart”.
Como é o maior avião elétrico do mundo?
O Heart X1 é uma espécie de “protótipo” do ES-30, avião projetado para operar em pistas de até 1,1 km de comprimento e que conta com um sistema híbrido-elétrico, com capacidade para voar distâncias de até 400 quilômetros.
No caso do Heart X1, que se tornará o maior avião elétrico do mundo a entrar em atividade já no início de 2025, ele possui envergadura de 32 metros (de uma ponta da asa a outra) e outras características bastante interessantes.
Os aviões comerciais elétricos têm o potencial de reduzir os custos operacionais para as companhias aéreas dos EUA, criando uma oportunidade poderosa de restabelecer rotas aéreas regionais que estimulam economias locais, impulsionam o turismo e melhoram o acesso a centros urbanos", resumiu o CEO da Heart Aerospace, Anders Forslund.
Segundo a fabricante sueca, o Heart X1 terá “sustentabilidade e eficiência inigualáveis” em rotas de curta distância. A expectativa é que o avião alcance até 200 quilômetros de autonomia por voo no modo 100% elétrico, algo inédito na aviação mundial até o momento.
Leia também:
- Gulfstream G700: Avião que voa quase na velocidade do som acumula recordes
- Avião supersônico quer fazer Sydney-Londres em apenas 2 horas
VÍDEO: Como um avião é fabricado? Visitamos a linha de montagem da Airbus na Alemanha