Publicidade

Jato executivo mais vendido do mundo em 2021 é do Brasil; veja qual foi

Por| Editado por Jones Oliveira | 02 de Março de 2022 às 14h50

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

O Phenom 300, da Embraer, foi o jato executivo mais vendido do mundo em 2021. Ao todo, foram entregues 56 unidades do modelo de pequeno porte e alta performance, que agora totaliza 640 aeronaves comercializadas. Com esse resultado, a fabricante brasileira alcança esse feito pela décima vez seguida, mostrando seu domínio nessa categoria.

Lançado em 2009, o Phenom 300 foi um avião pensado para atrair clientes de aviões maiores, já que, apesar de ser de porte pequeno, consegue levar até cinco ocupantes com todo o conforto e ser operado apenas por um piloto.

Além do luxo e sofisticação, a performance do Phenom 300 é algo que chama atenção. O jato brasileiro é o mais rápido de sua categoria, podendo chegar a 850 km/h. A autonomia, por sua vez, é de 3.724 km, proporcionando voos diretos para todo o Brasil e alguns países da América do Sul.

Continua após a publicidade
"É uma honra para a série Phenom 300 ser o jato da categoria leve mais vendido do mundo nos últimos 10 anos. Alcançar uma década de domínio é uma conquista extraordinária para a Embraer e solidifica nossa posição de liderança no mercado. Esse marco garante a posição de liderança da aeronave no segmento de jatos leves, um reconhecimento da performance superior, tecnologia, conforto e suporte pós-venda. Desde o início, evoluímos a aeronave continuamente com base nos comentários dos clientes e continuaremos inovando e melhorando pelos próximos anos". afirmou Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva.

O Phenom 300 passou por uma atualização em 2020 com a chegada do Phenom 300E, que acrescentou diversas tecnologias à aeronave. Dentre os aprimoramentos estão um upgrade de aviônicos, apresentando um sistema de alerta e prevenção de saídas de pista (ROAAS) — a primeira tecnologia desse tipo na aviação executiva.

Continua após a publicidade

Além disso, o Phenom 300E tem soluções preventivas contra o fenômeno tesoura de vento (windshear), Modo de Descida de Emergência, PERF, TOLD e FAA Datacom, entre outros. A aeronave também conta com conectividade 4G via Gogo AVANCE L5 com cobertura para os EUA e conectividade via satélite para as demais regiões do mundo.

O Phenom 300E tem preço estimado em US$ 9 milhões.

Fonte: Embraer