5 curiosidades sobre aviação executiva
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |

A aviação executiva é um dos mercados mais interessantes, apaixonantes e diversificados do mundo. A quantidade de negócios (leia-se dinheiro), pessoas e serviços prestados é quase tão grande e complexa quanto a aviação comercial.
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Poucas pessoas sabem, mas a aviação executiva não é somente formada por jatinhos executivos. Há, também, o uso de outros tipos de aeronaves e os serviços não estão restritos ao táxi aéreo.
Com isso em mente, o Canaltech listou 5 curiosidades sobre aviação executiva.
5. Sempre à disposição
Uma das vantagens da Aviação Executiva é a disponibilidade. Por ser um segmento em que a eficiência é primordial, caso você tenha um ótimo poder aquisitivo pode desfrutar das benesses desse tipo de transporte, evitando filas, check ins e despacho de bagagens.
4. Não tem check in
Desfrutar do táxi aéreo é um privilégio para poucos, mas o valor investido, além de poupar tempo, como vimos acima, é bem menos burocrático. Sim, você deve estar sempre com seus documentos nesse tipo de voo, mas não há mais a necessidade de, por exemplo, fazer o check in no aeroporto.
Uma vez contratado, o serviço executivo estarà a sua espera, sem rodeios.
3. Operação em aeroportos menores
Por ser formada, geralmente, por uma frota de aeronaves menores do que as comerciais, a aviação executiva permite operações em aeroportos menores e com pistas bem mais curtas do que Congonhas, em São Paulo, que tem pouco menos de 2 mil metros.
2. Não é só jatinho
Um dos erros comumente vistos na abordagem da aviação executiva está na composição da frota. Não são apenas os jatinhos luxuosos que fazem parte desse mercado. Também há modelos turboélices e helicópteros com uma ou duas turbinas.
1. Aviação executiva faz parte da aviação geral
A aviação executiva faz parte de um segmento de representação ainda maior dentro do mundo dos aviões e aeronaves: a aviação geral.
A aviação geral abriga não apenas a aviação executiva, mas também agrícolas, escolas de treinamento e qualquer aeronave que seja particular e não possua voos regulares, como uma empresa comercial. A entidade que cuida desse setor é a ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), responsável, inclusive, pelo maior evento do segmento de aviação executiva, a Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition).