Bell revela conceito de aeronave mista capaz de voar a 700 km/h

Bell revela conceito de aeronave mista capaz de voar a 700 km/h

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 04 de Agosto de 2021 às 16h25
Divulgação/ Bell

A Bell, famosa fabricante estadunidense de helicópteros e VTOLs (veículos voadores com decolagem vertical), avança em sua linha de produtos com o desenvolvimento de mais uma aeronave. O conceito, revelado recentemente, pode ser considerado uma espécie de híbrido entre um helicóptero e um avião, mas com um diferencial: a altíssima velocidade. Ainda em desenvolvimento, o modelo poderia chegar a voos de 700 km/h.

Chamada de HSVTOL (veículo de alta velocidade com decolagem vertical), a aeronave utiliza uma tecnologia já conhecida da Bell, que combina asas fixas e rotores. Graças a isso, ela teria capacidade de voar a 700 km/h, o ideal para missões militares de alta periculosidade e de apoio em combates. 

"A tecnologia HSVTOL da Bell é uma mudança radical nas capacidades dos helicópteros. Nossos investimentos em tecnologia reduziram o risco e nos prepararam para o rápido desenvolvimento dos HSVTOLs em um ambiente de engenharia digital, aproveitando a experiência de um consistente histórico de exploração de tecnologia e estreitas parcerias com o Departamento de Defesa e Laboratórios de Pesquisa dos Estados Unidos", disse Jason Hurst, vice-presidente de inovação da Bell.

O anúncio da Bell mostra três veículos aéreos de tamanhos diferentes, incluindo uma nave não-tripulada, escancarando a ideia de ser um produto militar. O modelo mais "convencional" é equipado com três motores, sempre em funcionamento acoplado nas asas e na fuselagem. No entanto, em voos de asa, as lâminas se dobram para reduzir significativamente o arrasto, com os motores principais fornecendo empuxo direto. As fuselagens são aerodinâmicas para alta velocidade, com entradas de baixo arrasto e parecem ter alguma forma de redução de assinatura de radar.

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O Bell V-280 Valor utiliza tecnologia semelhante ao protótipo de HSVTOL (Imagem: Divulgação/ Bell)

Ainda de acordo com o anúncio, os protótipos, quando prontos, poderão ter peso bruto de decolagem que variam entre 2 mil e 450 mil quilos, dependendo da configuração adotada. A Bell informou que o projeto segue em desenvolvimento e não trabalha com datas para o lançamento comercial da aeronave. 

Fonte: Bell, AIN Online

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