Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Avião elétrico da Rolls-Royce quebra três recordes de velocidade; veja quais

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Novembro de 2021 às 10h00

Link copiado!

Divulgação/Rolls-Royce
Divulgação/Rolls-Royce

A Rolls-Royce é uma conhecida montadora britânica de carros de luxo, mas há décadas ela também se especializou na produção de motores para aviões. Em seus mais recente e inovador projeto, a empresa desenvolveu um avião elétrico turboélice, o Spirit of Innovation, que em testes de voo obteve três recordes de velocidade: máxima, de 623 km/h; máxima em trecho de 3km, com 555,9 km/h; e máxima em trecho de 15km, com 532,1 km/h.

Segundo a Rolls-Royce, isso foi possível pela aliança vencedora de três propulsores elétricos de 400 kW, que foram conectados a uma bateria de 6 mil células, a maior já feita para uma aeronave. Além disso, a fuselagem é bem leve e suporta apenas uma pessoa a bordo (o piloto). Com isso, escancara-se a ideia de que essa aeronave possa ser utilizada para missões específicas de monitoramento ou até mesmo em uso agrícola, como o protótipo elétrico da Embraer.

"Reivindicar o recorde mundial de velocidade de um avião totalmente elétrico é uma conquista fantástica para a equipe da Rolls-Royce. Gostaria de agradecer aos nossos parceiros e, especialmente, à Electroflight, por sua colaboração para alcançar esse avanço", disse Warren East, CEO da Rolls-Royce, em comunicado oficial.

Continua após a publicidade

Além do recorde de velocidade, o Spirit of Innovation também registrou o melhor desempenho de altitude de um avião desse segmento, chegando aos 3 mil metros.

Os números registrados ainda dependem de aprovação da Federação Aeronáutica Internacional (FAI), que vai homologar os testes e validar os recordes.

Fonte: Rolls-Royce