Aeroporto Internacional de São Paulo testa sistema para decolagens simultâneas
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
O Aeroporto Internacional de São Paulo é o mais movimentado do Brasil, com média de quase 670 voos diários. Essa capacidade, porém, pode ser aumentada em breve com um sistema que vai permitir a decolagem simultânea nas duas pistas disponíveis.
- Phenom 300 | Conheça o avião que a Americanas vai vender para cobrir dívidas
- Avião do Palmeiras será versão mais moderna do Embraer 190
Segundo o Aero Magazine, o projeto chamado de "Agile GRU" visa proporcionar que duas aeronaves, independentemente do seu porte, possam decolar das duas pistas do aeroporto praticamente ao mesmo tempo, com uma pequena diferença no momento do início da aceleração para o voo.
O projeto teve início há algum tempo e passou por testes em simulador antes de, efetivamente, chegar aos exercícios práticos. Para o teste definitivo, porém, foram utilizados dois jatos executivos Embraer Legacy 500. A operação é inédita no Brasil e necessita de todos esses procedimentos porque a distância entre as pistas é inferior a 750m, obrigatória para a decolagem simultânea no país.
Ainda não há detalhes sobre qual é a movimentação das aeronaves após a decolagem e como serão os procedimentos quando eles chegarem aos aviões maiores, mas, segundo o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), vinculado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), mais testes serão realizados antes da oficialização dessa manobra.
Vale lembrar que somente um aeroporto comercial no Brasil realiza decolagens simultâneas: o de Brasília. Com duas pistas paralelas de mais de 3 mil metros, lá a distância entre os eixos das pistas é superior a 750m, permitindo, com os devidos cuidados, saídas duplas de aviões grandes sem dificuldades.
Fonte: Aero Magazine